Combate à dengue nesta quinta em Santana
Por Marketing, postado em 18/11/2014
Fotos Semco/Lucas Calazans
Cariacica está em estado de alerta contra a dengue. Segundo o Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (Lira), realizado em outubro, 2,7% dos imóveis pesquisados na cidade têm larvas, número superior ao que é considerado satisfatório (1%). Esse índice significa que o município tem risco médio de passar por uma epidemia em 2015. Para prevenir a enfermidade e chamar atenção quanto ao assunto, um mutirão de combate à dengue será realizado na próxima quinta (20), no bairro Santana, das 8h30 ao meio-dia.
A ação consistirá em uma caminhada pelas ruas do bairro, com panfletagem e ações educativas para orientação dos moradores de Cariacica, mutirão de limpeza urbana e prestação do serviço "Papa-Móveis". A concentração para a caminhada será na pracinha do bairro Santana, na rua Eliéser Gonçalves de Jesus. A ação é fruto de uma parceria entre as secretarias de Saúde, Serviços e Educação.
Além dos mutirões de combate à dengue, a Prefeitura atua com a passagem do carro e da moto fumacê para eliminar o mosquito adulto e realiza tratamento com larvicida biológico nos valões. A Prefeitura também mantém visitas domiciliares dos agentes de saúde ambiental, mas o principal agente nesse combate é a comunidade. O morador de Cariacica deve manter uma postura de prevenção à doença e, para isso, seguem algumas dicas:
- Mantenha caixas d’água bem fechadas. Tampe com a tampa própria, ou telas, e não use plástico.
- Lave a caixa d’água com escova e sabão a cada semestre. Os outros reservatórios devem ser lavados a cada sete dias.
- Elimine xaxins e pratinhos de vasos de plantas ou coloque areia até a borda do pratinho.
- Fure e entregue os pneus velhos aos serviços de limpeza ou para a reciclagem. Outra opção é guardá-los sem água em local seco e coberto.
Denuncie:
Para denunciar casos de dengue e situações que favoreçam a proliferação de mosquitos, entre em contato com o Centro de Controle de Zoonoses pelos 3346-6518 ou 3346-6519.
Disque-dengue: 3343-6633