Novas práticas de inclusão educacional debatidas em seminário

IMG_0823

O prefeito Geraldo Luzia Júnior esteve presente ao evento e ressaltou a importância da inclusão educacional



Cerca de 200 pessoas, entre professores e pedagogos, se reuniram nessa terça (18) para discutir ações de Inclusão Educacional na rede de ensino do município. Entre os tópicos foram abordadas questões sobre a diversidade sexual, a igualdade étnico-racial e a inclusão de portadores de necessidades especiais. O seminário ocorreu no auditório Antário Filho, em Itaquari, e foi realizado pela Secretaria de Educação (Seme).

As novas práticas adotadas são procedentes das reuniões realizadas pelos professores, em Grupos de Trabalho (GTs), específicos de cada tema. São cartilhas, organização de palestras e painéis que visam contribuir para a formação de professores, capacitando-os para abordar o assunto de forma mais democrática, dentro da sala de aula. Oitenta profissionais participaram dos Gts.

O prefeito Geraldo Luzia Junior parabenizou os participantes dos GTs e ressaltou a importância da educação inclusiva. "É essencial o papel dos educadores na promoção da igualdade e o respeito entre as pessoas. O trabalho que está sendo construído por essas discussões já começa a se consolidar na cidade", afirma.

A coordenadora de Diversidade e Inclusão, Ione Aparecida Duarte Santos, explica que a ideia é ampliar o alcance das discussões do grupo. "Nosso objetivo não é só dar essa formação aos professores, como também torná-los multiplicadores dessas práticas em suas unidades de ensino, socializando as ações debatidas dentro do grupo. Para o próximo ano, nosso objetivo é dar continuidade ao trabalho e receber mais professores", revela.

O evento

IMG_0798

O coral de alunos da Emef Tancredo de Almeida Neves se apresentaram no início do evento



A cerimônia de abertura foi realizada por um coral formado por alunos do programa Mais Educação na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Tancredo de Almeida Neves, em Santa Bárbara.

Em seguida foi realizado o painel "Práticas pedagógicas na perspectiva de uma educação para todos", com presença de representantes dos três temas debatidos: Educação Especial, Diversidade Sexual e Igualdade Étnico-racial. Compuseram a mesa os professores Dirlan Bravo, Karoline Pattuzzo, Felipe Moura, Christovam Medonça e Ana Lúcia da Conceição.