Testes rápidos nas comemorações do Dia Mundial de Luta contra a Aids

Esta semana será de muitas atividades dentro dos terminais de ônibus localizados em Cariacica. Em comemoração ao Dia Mundial de Luta contra a Aids - celebrado em 1º de dezembro - o Centro de Referência DST/Aids da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), em parceria com a Casa de Apoio Campo Grande e a Coordenação da Diversidade Sexual, da Secretaria Municipal de Cidadania e Trabalho (Semcit), fará várias ações para alertar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. Outra atividade será orientar as pessoas a se protegerem e possibilitar um acompanhamento/tratamento da doença. Dentre as atividades previstas para esta semana estão: testes rápidos e panfletagem.

Na última segunda-feira (24), na área em frente à Prefeitura foi instalado o laço vermelho. O adereço é o símbolo de luta contra a doença. Para lembrar a população da importância do evento, durante todo o mês de dezembro o laço ficará no local.

De acordo com a referência técnica do Centro de Referência DST/Aids, Gabriela Malacarne Andreade, atualmente, 518 pacientes estão sob acompanhamento. Entretanto, ela ressalta que o número de pessoas com a doença deve ser maior. “A maneira mais eficiente de proteção ainda é o preservativo”, destaca. Ela ressalta que a forma de transmissão que prevalece ainda é a sexual, mas outras maneiras como as transmissões vertical e sanguínea também ocorrem.

Os sintomas da doença podem demorar a aparecer, o que é um dos grandes problemas para a contaminação. Normalmente, as pessoas que adquirem o vírus HIV desenvolvem doenças oportunistas, devido à destruição dos glóbulos brancos, conhecidos como linfócitos T-CD4, que dá imunidade ao organismo, enfraquecendo o meio de defesa natural. Com a queda na imunidade, a pessoa fica sujeita a adquirir doenças oportunistas, como pneumonias, infecções, herpes, diarreias e alguns tipos de câncer. Na fase mais avançada da doença, podem aparecer doenças mais graves, como tuberculose, meningite, dentre outras.

Segundo Gabriela Malacarne, cabe aos profissionais da saúde orientar a população de risco, encaminhar para testagem e conscientizar as pessoas em relação às formas de prevenção. Só a partir desse trabalho será possível provocar a redução da disseminação das DST/Aids em Cariacica. “Dessa forma será garantida a atenção qualificada e contínua aos indivíduos e às coletividades de forma equitativa”, pontua.

Saiba mais:

O que é o HIV?

HIV é a sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana. Causador da Aids, ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. Ter o HIV não é a mesma coisa que ter a Aids. Há muitos soropositivos que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença, mas, podem transmitir o vírus a outros pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação. Por isso, é sempre importante fazer o teste e se proteger em todas as situações.

O que é o Dia Mundial de Luta Contra a Aids?

Transformar o 1º de dezembro em Dia Mundial de Luta Contra a Aids foi uma decisão da Assembléia Mundial de Saúde, em outubro de 1987, com apoio da Organização das Nações Unidas – ONU. A data serve para reforçar a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreensão com as pessoas infectadas pelo HIV/Aids. A escolha dessa data seguiu critérios próprios das Nações Unidas. No Brasil, a data passou a ser adotada, a partir de 1988, por uma portaria assinada pelo Ministério da Saúde.

Por que o laço vermelho como símbolo?

O laço vermelho é visto como símbolo de solidariedade e de comprometimento na luta contra a Aids. O projeto do laço foi criado, em 1991, pela Visual Aids, grupo de profissionais de arte, de Nova Iorque, que queriam homenagear amigos e colegas que haviam morrido ou estavam morrendo de Aids.

Fonte: Ministério da Saúde

Programação do Dia Mundial de Luta contra a AIDS

Programação

26/11 (quarta): 7h às 13h - ação educativa/preventiva na Ceasa, com distribuição de material informativo e preservativos pela Casa de Apoio Campo Grande, além de teste rápido realizado pelo Centro de Referência em DST/AIDS de Cariacica

27/11 (quinta): 14h - reunião de grupo na Casa de Apoio Campo Grande

28/11 (sexta): 15h30 às 17h30 - teste rápido e ação educativa com distribuição de material informativo e preservativo no Terminal Itacibá

29/11 (sábado): 9h30 - ação educativa/preventiva, com distribuição de material informativo e preservativos na Avenida Expedito Garcia e teste rápido na pracinha de Campo Grande

01/12 (segunda): Dia Mundial de Luta contra AIDS, das 15h às 17h30: teste rápido e ação educativa com distribuição de material informativo e preservativo no Terminal Campo Grande

 

Mais informações:

Centro de Referência DST/Aids

Endereço: Rua Luciano Lube, 21 - Campo Grande

Telefone: 3346-6524

Horário: 7 às 18h - de segunda a sexta