Voluntários do Escola Aberta são homenageados pelos 10 anos de projeto
Por Marlon Marques, postado em 01/12/2014
Fotos Lucas Calazans
Marcos Antônio de Arruda, coordenador do Escola Aberta no bairro Graúna desde 2010, foi um deles. Atuando na escola Laurinda Pereira Nascimento, coleciona histórias.
Numa delas, o reencontro foi o que marcou. Um adolescente, do qual não se lembra o nome, que participou no início dos trabalhos e fez oficinas no local, reencontrou o coordenador no 1º turno das eleições e fez questão de agradecê-lo, além de contar o seu sucesso. Atualmente mora em Linhares e é o responsável pelos serviços de informática de uma empresa.
"Quando vi aquele garoto contando o que tinha lhe acontecido me emocionei. Mas eu sei que só fiz um pouquinho, só a minha parte. Se todos nós fizéssemos alguma ação em prol do outro, teríamos uma vida melhor", analisou.
Além das pessoas ligadas ao Escola Aberta, instituições que apoiam o voluntariado também mereceram homenagens, como foi o caso do grupo de escoteiros Loren Reno. No período de chuva forte durante o fim de ano em 2013, ajudaram nos trabalhos aliados à Defesa Civil, impactando nas vidas de famílias em Cariacica e Vila Velha. Uma empresa parceira e homenageada foi a Multilift.
O prefeito parabenizou e agradeceu a equipe que está a frente do projeto, mas principalmente aos voluntários. "Como cidadão agradeço a cada um que se doou para ajudar o próximo e trazer o projeto Escola Aberta até aqui.Este é o espírito para vivermos em sociedade de maneira harmoniosa. Que Deus abençoe a cada um que tem e exerce este dom", finalizou.
Representante da ONU no Brasil parabeniza voluntários
Durante o evento foi lida uma carta enviada pela coordenadora do UNVolunteer (Voluntários das Nações Unidas) no Brasil. Por meio do documento, Lola Nunes parabenizou por meio de carta os voluntários de Cariacica pelo trabalho realizado no Escola Aberta. “Vocês (voluntários) estão contribuindo para uma sociedade mais inclusiva, participativa e justa. Estão potencializando e fomentando o encontro com a criatividade, o lazer e a aprendizagem, estabelecendo uma relação entre escola e comunidade”, afirmou.
O UNVolunteer é o programa de voluntários ligado a ONU. Interessados em prestar serviços gratuitos a comunidade podem clicar nos links e se inscrever nos sites do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD Brasil) ou do World Volunteer Web.
Mais sobre o Escola Aberta
Acolhendo alunos e comunidade durante os fins de semana, o “Escola Aberta” visa disponibilizar o espaço físico das escolas municipais para uso da população, com atividades lúdicas e práticas de esporte. São cerca de 5 mil moradores da cidade que são beneficiados pelo projeto, que atua em 25 unidades de ensino. Além do envolvimento da administração, grande parte do sucesso do Escola Aberta se deve aos cerca de 150 voluntários que atuam junto à Prefeitura.