Formatura do Proerd reúne 900 alunos em Cariacica
Por Marketing, postado em 03/12/2014
Fotos Lucas Calazans
Ensinar crianças a dizer não às drogas e à violência. É com este objetivo que o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) foi criado na década de 1980 nos Estados Unidos e hoje já está presente em mais de 50 países. Presente há 20 anos em Cariacica, o programa formou mais uma turma nesta quarta (3), em uma cerimônia realizada na casa de eventos Matrix Music Hall.
Participaram do encontro, crianças do 1º ao 5º ano de 16 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs). Eles presenciaram ao longo do semestre 10 aulas semanais, cada uma com o tema diferente. "São abordados dentro de sala questões da violência, das drogas, do bullying e também da Lei Maria da Penha. O importante é tratar de forma preventiva assuntos que podem causar traumas e prejudicar a vida desses estudantes", afirma o cabo da Polícia Militar Thiago Bicalho, um dos responsáveis pelo Proerd.
A formatura reuniu 900 alunos que saíram com o certificado de conclusão do curso em mãos. "Queremos aproximar a polícia da comunidade, queremos que a polícia seja vista como uma amiga e, acima de tudo, explicar o perigo que as drogas e a violência urbana pode causar em nossos jovens", completa o cabo.
Proerd
O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) é um programa de educação preventiva ao uso de drogas, que tem por objetivo evitar que crianças e adolescentes iniciem o seu uso.
O Proerd nasceu por meio de uma iniciativa de educadores e policiais norte-americanos que, surpresos com uma grande demanda de apreensão de drogas, em Los Angeles, na década de 80, iniciaram um trabalho de prevenção visando diminuir o índice de jovens envolvidos com o uso de drogas e violência.
Em sua implantação, o programa obteve sucesso em todos os estados norte-americanos, e atualmente, atinge 58 países, incluindo o Brasil.