IPC ganha prêmio nacional por boas práticas de gestão previdenciária

Um olhar diferenciado do futuro e a vontade de conquistar novos objetivos. Foi com essa proposta que as rotinas de trabalho no Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Cariacica (IPC) alcançaram um prêmio nacional neste fim de 2014. O prêmio Boas Práticas de Gestão Previdenciária, conferido pela Associação Nacional de Entidades de Previdência dos Estados e Municípios (Aneprem), no mês passado, destaca prefeituras, institutos de previdência e os gestores que apresentaram os melhores resultados no seguimento de Regimes Próprios.
IMG_0866Ao trazer o prêmio para o município, Cariacica deixou para trás 2.050 inscritos. Desse total, 33 foram classificados para a fase final. O IPC ficou com a segundo lugar na premiação. Um detalhe importante é que, mesmo sendo um concurso voltado para a gestão da instituição, na prática, quem sai ganhando são os aposentados e pensionistas, pois o bom emprego das finanças gera ações de excelência aos beneficiários, como por exemplo o IPCine, programas de pós-aposentadoria, coral, projeto gourmet e aula de informática.

Outra grande conquista, como explica a diretora presidente do IPC, Rosa Maria Zanon, é a implantação da Ouvidoria. “Um canal de transparência que está aberto a todos”, explica. Orgulhosa, ela contabiliza os prêmios que o instituto já conquistou: “Em 2012, ficamos em quarto lugar, ano passado em sexto e, este ano, em segundo. Para 2015, vamos trabalhar para alcançar o primeiro lugar”, diz cheia de otimismo.

A premiação é dividida em três categorias: pequeno, médio e grande porte. O IPC está integrado a de médio porte por causa do número de servidores e aposentados que gerencia – 3.148 efetivos e 944 aposentados. “Queremos alcançar a excelência dentro deste número”, destaca Rosa Zanon. Esse evento é tão importante para o setor previdenciário que o ministro do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, foi o responsável por abrir as atividades do 14º Congresso Nacional da Aneprem.

Outro motivo de comemoração foi a escolha, pela primeira vez, de um funcionário do IPC para fazer parte da Aneprem. O atual diretor administrativo financeiro do instituto, Gustavo Assis Trancoso, agora também é conselheiro administrativo na Aneprem. "Tudo isso que está acontecendo é um marco para nós. Principalmente, a premiação! É um orgulho e satisfação esse troféu , pois foi conquistado a várias mãos”, frisou.

Os premiados – categoria médio porte
- 1º lugar: Cabedelo/PB
- 2º lugar: Cariacica/ES
- 3º lugar: Cabo de Santo Agostinho/PE
- 4º lugar: Jaraguá do Sul/SC
- 5º lugar: Mogi das Cruzes/SP
- 6º lugar: Pinhais/PR
- 7º lugar: Birigui/SP
- 8º lugar: Aracruz/ES
- 9º lugar: Timon/MA