Referência estadual no Pronatec, Cariacica expõe seus bons resultados em evento em Minas Gerais
Por Marketing, postado em 20/05/2014

Cariacica é referência em número de pessoas qualificadas e também o primeiro lugar no Espírito Santo em participação
Na execução do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), a Prefeitura de Cariacica, por meio da atuação das secretarias de Assistência Social (Semas) e de Cidadania e Trabalho (Semcit), promoveu a capacitação de mais de 2 mil alunos no período de 2013/2014, tornando-se referência em número de pessoas qualificadas e também o primeiro lugar no Espírito Santo em participação. Por causa dos resultados obtidos, os servidores municipais Cristina Souza e Joe Lima, gerentes de Proteção Social da Semas e de Capacitação Profissional e Geração de Emprego e Renda da Semcit, respectivamente, foram convidados pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) a apresentarem a experiência durante a Oficina Regional de Inclusão Produtiva Urbana.
O evento acontece nesta quarta (21) e quinta-feira (22), em Belo Horizonte (MG). O encontro reúne o MDS, governos estaduais e prefeituras da Região Sudeste, com o objetivo de discutir as estratégias de Inclusão Produtiva Urbana do Plano Brasil sem Miséria e apresentar boas práticas. “Cariacica é um caso de sucesso devido à performance no número de inscrições no Pronatec , certificando 2.522 alunos durante o ano de 2013 e até abril de 2014. Além disso, foram encaminhados ao mercado de trabalho 1.400 candidatos, obtendo 30% de êxito nas contratações deste alunos certificados via Agência do Trabalhador”, considerou Joe Lima.
Parceria A Semas e a Semcit são parceiras na execução do Pronatec. A pasta de Assistência Social mantém o contato com o público alvo do programa, que estão no cadastro único e possuem participação efetiva na rede dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). Já a Semcit é detentora da gestão do programa, com a responsabilidade de receber os possíveis candidatos e transformá-los em futuros alunos e, posteriormente, inseri-los no mercado de trabalho ou na economia solidária, produtiva e empreendedora.
Através da atividade é possível contribuir na melhoria na qualidade de vida, favorecendo a condição sócia econômica destes munícipes e, consequentemente, diminuir os índices de vulnerabilidade social, pobreza e violência e promover a geração de recursos financeiros para o município. Mas, a gerente Cristina Souza aponta que, apesar do bom desempenho, ainda é necessário avançar.
“O resultado é importante porque indica que cumprimos a meta de promover a qualificação profissional, possibilitando melhores condições de vida dos participantes. Este trabalho é um ponto de esperança que estimula a educação, mas é necessário discutir novas estratégias de inclusão produtiva urbana, pois atendemos apenas uma parte do público devido os requisitos de escolaridade exigidos”, explicou.
Ela acredita que os debates e apresentações serão importantes para melhora o desempenho do programa e da execução da atividade no município. “Existem outros pontos que precisamos melhorar e que outras cidades desempenham muito bem, como os acompanhamentos das famílias”, avaliou.
Inclusão Produtiva Ao lado da garantia de renda e do acesso a serviços públicos, a inclusão produtiva representa um dos três eixos que compõem o Plano Brasil Sem Miséria. Esse eixo favorece o acesso da população em extrema pobreza a oportunidades de ocupação e renda. A inclusão produtiva urbana articula ações e programas que favorecem a inserção no mercado de trabalho seja por meio do emprego formal, do empreendedorismo ou de empreendimentos da economia solidária. Reúne iniciativas de oferta de qualificação sócio-profissional e intermediação de mão-de-obra, que visam à colocação dos beneficiários em postos de emprego com carteira de trabalho e previdência assinada, de apoio a microempreendedores e a cooperativas de economia solidária.
Pronatec A oferta de turmas de qualificação sócio-profissional é realizada por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e o Programa Mulheres Mil. Ambos os programas operam com instituições de reconhecida qualidade técnica, como as entidades do Sistema “S” e os institutos federais de ensino técnico e tecnológico, com oferta gratuita de mais de 500 tipos de cursos de formação inicial e continuada, sintonizados com a vocação econômica de cada região. O aluno recebe material pedagógico, lanche e transporte gratuitamente. A articulação com a intermediação de mão-de-obra, por meio, sobretudo, do Sistema Nacional de Empregos (SINE), expressa a ligação entre a qualificação e a colocação no mercado de trabalho. Em Cariacica, essa ponte é feita por meio da Agência do Trabalhador, vinculada à Semcit.
Informações Adicionais:
Texto: Analine Izoton
Jornalista responsável: Marcelo Pereira