Proteção Social Básica avança em 2014

Os avanços nos serviços da Proteção Social Básica foram significativos no município, em 2014. O número de famílias referenciadas nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) passou de 21.429, em 2013, para 32.369, de janeiro a agosto deste ano. O resultado reflete investimentos e adequações realizados no período.

A mudança do Cras de Campo Grande para o bairro Itacibá, em fevereiro deste ano, permitiu aumento nos atendimentos em 50%. Outros equipamentos da Proteção Social Básica também receberam atenção, passando por várias manutenções, como nos Cras de Padre Gabriel e Alto Mucuri; por melhorias, como no de Campo Verde; e mudança para endereço mais amplo, como a relocalização do Cras de Porto Novo (foto acima).

Ainda em 2014, as unidades de Cras de Rio Marinho e Nova Rosa da Penha passaram a contar com acesso à internet. A nova territorialização dos Centros de Referência permitiu cobertura de 100% das localidades de Cariacica.

Cras Móvel

De setembro a dezembro de 2013, 158 famílias foram atendidas pelo Cras Móvel. Em 2014, até agosto, esse índice chegou a 311, uma elevação de 97% nos atendimentos. As localidades atendidas em 2013 eram Mochuara, Cachoeirinha, Roda D´Água, Vila Rica e Jardim Campo Grande.

Neste ano, passaram a ser 24 bairros, sendo, na área rural, Mochuara, Cachoeirinha/Sabão, Cangaíba , Ibiapaba, Boca do Mato, Capoeira Grande, Maricará, Pau Amarelo, Biririca, Boqueirão, Destacamento de Baixo/Cima, Aritoá (Duas Bocas- Morro do Óleo), Patioba, Sertão Velho, Azeredo, Roças Velhas, Alegre, Boa Vista, Mumbeca e Encantado. Na área urbana são Nova Valverde, Santo André, São Francisco e Vila Merlo.

Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

IMG_9775

Aulas de música fazem parte das atividades de convivência e fortalecimento de vínculos



Em 2014, foram implementadas as aulas de informática para idosos, nos Telecentros dos Cras de Padre Gabriel e de Campo Verde; e as aulas de música (flauta, violão e teclado) para crianças, adolescentes e idosos, nos Cras Bela Aurora, Padre Gabriel, Campo Verde, Alto Mucuri e Nova Rosa da Penha. O número de instrutores saiu de um, em 2013, para quatro, atualmente.

Houve, ainda, a aquisição de novos materiais didáticos, como livros, fantoches e jogos, além de material para teatro.

Cras Itinerante

As edições do Cras Itinerante aumentaram de 11 , no ano passado, para 23, em 2014, levando atendimento social para diversos bairros, bem perto de quem precisa.

Pronatec

IMG_6129

Cerimônia de formatura do Pronatec em Cariacica: 2.552 alunos certificados em 2014



A atuação articulada entre as equipes de Assistência Social e de Cidadania e Trabalho permitiu números expressivos, em 2014. Até maio deste ano, o município realizou, por meio de parcerias, cursos de logística portuária, cabeleireiro, maquiador, costureiro, depilação, manicure, soldador, operador de empilhadeira, mecânico a diesel, mecânico de moto e operador de guindaste. Com o Senat foram 28 cursos (1.730 alunos); Senai, dez cursos (313 alunos); e Senac, 25 cursos (509 alunos). No total, foram certificados 2.552 alunos. Ainda foram encaminhados para o mercado de trabalho e entrevistas 1.483 alunos, o que representou mais de 30 % da meta.

CadÚnico

O Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) estipulou o quantitativo de 34.869 famílias cadastradas no CadÚnico, em Cariacica. Essa meta já atingiu 39.028 famílias, que são submetidas a análise para inclusão no pagamento de benefícios. A meta tem como base dados do censo do IBGE de 2010 e é direcionada a famílias com renda per capta de até meio salário mínimo. O valor total pago pelo município, mensalmente, aos beneficiários do Bolsa Família é de R$2.793.897,00, em média, para 16.318 famílias, com base no cadastro de setembro de 2014.

Cada núcleo familiar recebe, em média, R$171,21 do Bolsa Família no município. Os índices de gestão do CadÚnico/Bolsa Família são classificados como muito bons, em Cariacica. São a taxa de acompanhamento de frequência escolar (0,98%), da Secretaria de Educação; e a taxa de cobertura qualificada de cadastros (0,96%), da Secretaria de Desenvolvimento Social (Semdes), antiga Secretaria de Assistência Social.

O número de entrevistadores do CadÚnico é outro exemplo de avanço de qualidade no serviço. Nos Cras, aumentou de um para três, em média. Cariacica também oficializou o Comitê Gestor Intersetorial do Bolsa Familia e adquiriu quatro carros novos, com ar-condicionado, sendo um para a Casa dos Conselhos e três para os Cras/CadÚnico/Gerência de Proteção Social Básica.

Atuação nas chuvas

As equipes dos Cras e do Cras Móvel estiveram envolvidas no atendimento das famílias atingidas pelas fortes chuvas ocorridas em dezembro de 2013. Além do atendimento porta a porta nos bairros, também foi dispensada atenção aos cinco abrigos abertos para acolher desabrigados e desalojados. No pós-chuva foram realizadas ações nos bairros Vila Rica, Flor de Piranema, Operário, Rio Marinho e Santa Bárbara.

Vinte e uma pessoas necessitaram do Aluguel Cidadão. Foram 60.155 pessoas afetadas e 100 desalojadas, conforme registros da Defesa Civil municipal. As doações incluíram colchão (331), cesta básica (131) , leite, roupas, calçados e roupas de cama e banho.

Futuro

Visando a melhorias futuras, o município contará com recursos financeiros dos governos estadual e federal a serem empregados na construção de três Cras próprios e na aquisição de mobiliário e equipamentos.

“Serão dois Cras Modulares do Estado, para substituição dos Cras de Porto Novo e Rio Marinho que, hoje, são alugados. Também há planos para um Cras Federal na região de Santa Bárbara”, informou a gerente da Proteção Social Básica do município, Cristina de Souza.

Uma das vantagens é a economia financeira, pois há imóveis alugados. Essa, inclusive, tem sido uma das diretrizes que o prefeito Geraldo Luzia Junior tem praticado. Ao mesmo tempo, será um investimento para melhor atender a população e dar maior qualidade de trabalho aos profissionais dessas unidades.