Ação Educativa para coibir a poluição sonora em Campo Grande
Por Analine Izoton, postado em 31/12/2014
Fotos Divulgação
Com o objetivo de alertar os motoristas de carro de som sobre a legislação que rege sobre os níveis de decibéis permitidos, a Gerência de Controle Ambiental abordou carros de som que circulavam na Avenida Expedito Garcia, em Campo Grande. A campanha educativa aconteceu na última segunda (29), em parceria com os agentes de trânsito municipais.
Segundo o gerente Oswaldo Prudêncio, na abordagem os motoristas receberam orientações. "Com a ação buscamos conscientizar os motoristas a respeito da poluição sonora e as suas consequências. Em área mista, com vocação comercial e administrativa, os decibéis permitidos são: diurno 60 e noturnos 55 decibéis”, aponta.
Ao longo deste ano, os proprietários de carros que utilizam os aparelhos sonoros assinaram um termo de compromisso com a Gerência de Controle Ambiental compactuando em respeitar os decibéis permitidos na legislação. “Temos um cadastro de 83 profissionais que se comprometeram. O cadastro é um instrumento que nos auxilia no monitoramento em relação a quantidade de denúncias recebidas", explica Prudêncio.
O município utiliza como referência os níveis de ruídos considerados toleráveis pela resolução Nº. 001/1990 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA), de acordo com as medições estabelecidas pelas normas da ABNT NBR 10.151.