Membros do Conselho Municipal da Juventude (Comjuc) são eleitos
Por Marketing, postado em 19/05/2014
![assembleiajuventude](http://www.cariacica.es.gov.br/wp-content/uploads/2014/05/assembleiajuventude1.jpg)
Jovens participaram do II Fórum Municipal da Juventude e conheceram os conselheiros eleitos. FOTO: Semco/Claudio Postay
Foram eleitos os membros do Conselho Municipal de Juventude (Comjuc) na última sexta-feira (16). A eleição ocorreu no auditório do Palácio Municipal com participação de representantes das entidades e movimentos juvenis. Na ocasião, militantes do segmento motivaram os conselheiros a contribuírem com o desenvolvimento de políticas públicas para a juventude e a Gerência de Capacitação Profissional e Geração de Emprego e Renda, vinculada à Semcit, aproveitou o momento para fornecer informações sobre as oportunidades direcionadas os jovens do município, como o Projovem e o Pronatec.
![Sabrinajuventude](http://www.cariacica.es.gov.br/wp-content/uploads/2014/05/Sabrinajuventude1.jpg)
Para a gerente de Juventude, Sabrina Nogueira, é evidente o desejo dos segmentos juvenis em cooperar com a mudança do município. “É difícil encontrar pessoas querendo participar, mas aqui acontece o contrário. É muito significante perceber que as pessoas que se inscreveram, realmente, estão participando das atividades da gerência e desejosos que o município tenha uma cara nova. A participação no conselho vai ser fundamental para contribuir na formulação do plano municipal de juventude, na qual irá conter na íntegra o que as ações em prol da juventude”, destacou.
![abelhaojuventude](http://www.cariacica.es.gov.br/wp-content/uploads/2014/05/abelhaojuventude1.jpg)
Já o gerente de Políticas Públicas de Juventude do Estado do Espírito Santo, Carlos Abelhão, frisou a importância da composição do conselho para a formulação de polícias públicas. “Hoje é um momento de comemorar a formação deste conselho que tem uma responsabilidade muito grande na efetivação e legitimação das políticas publicas. É um espaço de responsabilidade por parte do poder público e da sociedade civil organizada. Quando a gente fala em políticas públicas para a juventude, a primeira coisa que vem é que não é possível em falar nelas sem citar a institucionalização das políticas, ou seja, criar órgãos para a gente pensá-las e executá-las”, posicionou-se.
![Felipejuventude](http://www.cariacica.es.gov.br/wp-content/uploads/2014/05/Felipejuventude1.jpg)
O jovem Luiz Feliphe Bravin, 18 anos, está empolgado com a ideia de atuar no conselho. Como integrante do II Grupo de Escoteiros Loren Reno, ele representará a sociedade civil na categoria Entidades e Organizações Não Governamentais. “Espero aprender bastante com os outros conselheiros e com a Prefeitura e, principalmente, ter boas ideias tanto para o escotismo do nosso município, como para a juventude em geral, que está muito prejudicada, em especial a negra”, frisou.
Conselho
Dentre as finalidades do conselho estão a elaboração, estudo, análise, discussões, avaliações e articulações de políticas públicas em favor dos jovens, com o intuito de garantir a integração e a participação do segmento no processo social, econômico, político e cultural do município.
Para a formação do Comjuc, a Gerência da Juventude de Cariacica, vinculada à Secretaria Municipal de Cidadania e Trabalho (Semcit), realizou as inscrições para os interessados em compor o conselho representando a sociedade civil. Esta deverá ser representada nas seguintes categorias: juventude negra, jovens com deficiência, segmento rural, movimentos estudantis, movimento LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros), artísticos ou culturais, esportivo, religioso, sindical e de fóruns, redes, coletivos e entidades juvenis não governamentais. É necessário ter a idade entre 15 e 29 anos, conforme previsto na Lei Municipal 4.378/2006, que prevê a criação do Conselho Municipal da Juventude.
Informações Adicionais:
Texto: Analine Izoton
Jornalista responsável: Marcelo Pereira
Anexo(s) Conheça os Conselheiros Eleitos