Varrição da cidade volta ao normal neste sábado (17) após homenagem a garis

A sexta-feira (16) foi de homenagens e confraternização pelo Dia do Gari, em Cariacica. Os profissionais da limpeza tiveram folga do trabalho, mas a varrição e todo o serviço de limpeza urbana estarão normalizados a partir deste sábado (17). A Secretaria Municipal de Serviços (Semserv), com apoio de doações, recebeu os garis no Sítio Torezani, em Jardim Campo Grande, para um almoço. O ambiente teve decoração temática sobre a Copa do mundo de futebol e música ao vivo.


Além de almoço, acompanhado de sucos e refrigerantes, o cardápio incluiu frutas e picolés como sobremesa. Copos comemorativos, com motivos da Copa, e mudas de plantas ornamentais, oferecidas pela Secretaria de Meio Ambiente municipal (Semmam), foram distribuídos como brindes. Também houve sorteio de 55 presentes, como bicicleta, micro-ondas, liquidificador, misteira, batedeira, jogos de banho e de cama, e faqueiro. Uma banda apresentou músicas ao vivo.


dia_garis_almoco2

Heloisa Alves Costa, de 59 anos, disse que foi pega de surpresa com o convite para a festa e que gostou muito da homenagem. “Nem me lembrava da data. Tudo parece ter sido feito com muito carinho para nós”, comentou a gari, que completa quatro anos na atividade, em Cariacica, no mês de outubro.


 

Encontro


dia_garis_almoco1


 “Estou revendo muitos amigos aqui na festa”, observou o gari Jorge Henrique Eleotério, 52, funcionário da Semserv desde 1995. “Fiz muitas amizades por onde passei como varredor de rua, coletor de lixo e no setor de manutenção de rede, onde estou agora”. Eleotério ficou satisfeito com a homenagem, a alimentação servida e os brindes. “Existe preconceito com os garis por parte de algumas pessoas. Já me serviram água quente, da torneira, num dia de trabalho quando estava com sede. Aqui, estou sendo bem-tratado. O refrigerante está geladinho”, falou.


A secretária da Semserv, Ana Flávia Ferron, parabenizou e agradeceu aos garis o empenho na realização das tarefas diárias de limpeza da cidade. “Todos devem colaborar com nossos profissionais. O lixo que eles retiram das ruas não vai parar nos bueiros, entupindo-os, motivo de alagamentos em dias de chuva, causando transtornos e prejuízo para a população”, avaliou Ana Flávia. A homenagem aos garis teve início às 11h e foi encerrada às 14h. O prefeito Geraldo Luzia Júnior esteve presente e apontou os esforços que estão sendo feitos no sentido de trazer melhorias nas condições de trabalho dos profissionais. Vale ressaltar que a coleta de lixo domiciliar e hospitalar, realizada pela empresa terceirizada Marca Ambiental, funcionou normalmente nesta sexta-feira. A Prefeitura conta com 336 garis.



Comemoração do Dia do Gari


Galeria de imagens
Semco/Claudio Postay