Bandeirantes recebe preparativos para aplicação da geomanta

O bairro Bandeirantes recebeu, na manhã desta terça (27), mais uma ação da Defesa Civil de Cariacica para o trabalho de contenção de encosta. É de conhecimento da população que existe no local um barranco que perturba a paz dos moradores, principalmente dos que moram nas adjacências. Ciente da situação, a Prefeitura de Cariacica inicia o trabalho preventivo para promover segurança durante o período das chuvas.

A ação de hoje foi o pontapé inicial para a limpeza da área, com retirada de vegetação e realização de algumas contenções para aplicação da geomanta, produto que impede que a água penetre no solo. O prazo para o serviço ficar pronto é de 45 dias, com a geomanta já instalada. A área é classificada como de alto risco desde 2009 e existe monitoramento constante da Defesa Civil na região (24 horas).

Uma preocupação dos moradores é com relação à estrutura de duas residências que se encontram no local, devido ao risco de desabamento. “Não vai ser necessária a retirada dessas residências, pois já está sendo feito um suporte para manter a estrutura delas. Após a aplicação da geomanta haverá maior tranquilidade, acabando com o risco de deslizamento”, assegurou o coordenador da Defesa Civil de Cariacica, José Alexandre Ribeiro.

Segundo ele, há previsão de fortes chuvas para o mês de março. “Por isso a Prefeitura corre contra o tempo para sanar possíveis riscos de deslizamentos”, complementou. A previsão da Defesa Civil é de que o bairro Nova Canaã seja o próximo a ser atendido com a aplicação da geomanta, após a finalização do trabalho no bairro Bandeirantes.

Atualmente a geomanta já foi aplicada em 22 mil metros quadrados de uma encosta do bairro Porto de Santana. “Essa área será concluída dentro de 15 dias, com 26 mil metros quadrados de geomanta”, informa Alexandre Ribeiro.

No planejamento das áreas que serão atendidas pela geomanta, uma encosta de alto risco, situada no bairro Itanguá, já está pronta, com mil metros quadrados. Novos estudos estão sendo realizados para que outras regiões de alto risco também sejam atendidas.

 

———————————————————————————————————————————————————— *Estagiária sob supervisão da profissional habilitada Flávia Fernandes (Registro 0814-ES)