Saiba como 'preparar' o corpo para o Carnaval

Está chegando a festa mais agitada do verão: o Carnaval e a maratona de diversão tem início oficialmente no sábado (14) com trios elétricos, bailes, blocos e desfiles de agremiações por todo o país. São quatro dias de pura alegria e, para que a energia não acabe antes do fim da folia, nada melhor do que tomar alguns cuidados antes, durante e depois do reinado de Momo.

Para saber como enfrentar esta maratona, confira as dicas que especialistas da Secretaria de Saúde de Cariacica prepararam especialmente para você.

Aquecendo os tamborins

- Comece a se hidratar com antecedência. Dê preferência à água e aos sucos naturais, consumindo de dois a três litros diariamente, já que os refrigerantes apresentam um baixo poder de hidratação.
- Mantenha uma alimentação variada e balanceada, diminuindo a ingestão de alimentos ricos em gordura, principalmente animal, e de frituras em geral. Dê preferência a alimentos ricos em carboidratos (pão, macarrão, batata, frutas) para que tenha bastante energia na hora da festa.
- Consuma muitas frutas e verduras, principalmente na forma de saladas, para que seu organismo esteja com os níveis de vitaminas e minerais em dia.
- Consuma carnes magras como filé de frango, de peixe ou peito de peru.
- Pratique atividade física nos meses que antecedem o Carnaval, principalmente aeróbica, para aumentar a sua resistência física e aguentar o pique.
- Não compre sapatos novos para “estrear” no carnaval. Na folia, use apenas calçados que já tenham sido usados algumas vezes anteriormente, ou seja, aqueles “amaciados”.

Na agitação da folia

- Hidrate-se a todo momento. Isto porque a perda de água através da transpiração é muito intensa e, junto com ela, perdem-se muitos eletrólitos, como sódio, potássio, magnésio e cloro.
- Caso consuma bebidas alcoólicas, o faça com moderação e nunca com o estômago vazio. Além de muito calóricas, quando em excesso pode levar a quadros de hipoglicemia, especialmente se estiver em jejum. Acostume-se, também, a intercalar as bebidas alcoólicas com muitos goles de água.
- Alimente-se durante a festa, consumindo alimentos leves. Para facilitar, leve barrinhas de cereais ou então beba sucos de frutas. Desta forma, estará repondo a energia gasta na folia.
- Não consuma frituras, pois por apresentarem um alto teor de gordura, podem dar a sensação de estômago pesado e de moleza.
- Na hora de seguir os blocos, os trios ou de entrar na Avenida, dê preferência aos calçados fechados.

O dia seguinte

Para os que exageraram, este é o dia da ressaca. Para melhorar os sintomas de mal estar, nada melhor que:
- Repousar bastante.
- Tomar muita água e suco de frutas durante todo o dia, já que o álcool pode levar a uma desidratação e queda dos níveis de glicose.
- Beber chás, como por exemplo, o chá de carqueja, que apresenta propriedades protetoras do estômago e do fígado; ou o chá de boldo, que facilita a digestão e ajuda na recuperação do fígado e da vesícula biliar.
- Consumir alimentos leves e ricos em carboidratos, coma muitas frutas e verduras. Dê preferência às sopas e caldos, evitando, principalmente, alimentos muito gordurosos.
- Manter uma alimentação rica em fibras para melhorar o trânsito intestinal.
- Fazer escalda-pés com água quente ou morna para ajudar na recuperação e diminuir as dores. Vale também uma massagem nos pés e nas pernas com um hidratante à base de mentol.
- Em caso de bolhas nos pés, o ideal é não estourar, manter o local limpo e repousar. Mas se a bolha estourar, não remova a pele, pois ela servirá de proteção natural para a região machucada.