Moradores de Itaquari aprovam os serviços da unidade de saúde do bairro

O aposentado Lafaiete Silva mora em Itaquari e é usuário dos serviços da unidade.  FOTO: Semco/ Claudio Postay

O aposentado Lafaiete Silva mora em Itaquari e é usuário dos serviços da unidade. FOTO: Semco/ Claudio Postay


Mais de 1500 atendimentos médicos foram realizados na unidade de saúde de Itaquari, desde o início de suas atividades, no dia 31 de março. Ela foi inaugurada oferecendo consultas médicas, mas, posteriormente, haverá também atendimento odontológico. A unidade serve de referência a cerca de 10 mil cidadãos de Cariacica, que residem na Região 5, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.


O aposentado Lafaiete Nunes da Silva, 67 anos, mora ao lado da sede e contou que o serviço público de saúde oferecido tão próximo à residência dele facilitou sua vida. O aposentado elogiou: “Já é a terceira vez que venho a unidade este mês. Hoje, vim para mostrar o resultado dos exames que realizei. Em todas as vezes, fui muito bem atendido pelos profissionais e a estrutura do espaço físico também está aprovada”.


A supervisora da unidade, Nilça Maria Lima, esclareceu que, há mais de uma década, o serviço público de saúde era prestado em um espaço cedido pela associação de moradores em Alto Boa Vista. “Era uma casa com dois quartos, sala, cozinha e dois banheiros, que foi adaptada para atender a população. A inauguração da unidade de saúde de Itaquari foi magnífica pois ganhamos um espaço mais humanizado, o que traz mais conforto para o paciente e qualidade de trabalho para os profissionais da saúde”, avaliou.


A área construída da unidade de saúde de Itaquari mede 734,34m². Ela comporta quatro consultórios médicos e dois odontológicos, além de uma sala para cada um dos seguintes serviços: acolhimento, vacina, farmácia, marcação de especialidade, nebulização e escovário. A estrutura também é constituída por auditório e demais dependências administrativas, como refeitório, banheiro, almoxarifado, esterilização e recepção com área de arquivo.


O modelo contempla a acessibilidade do usuário, com rampas e banheiros adaptados para pessoas com necessidades especiais. O valor total investido na obra, em convênio com o Governo do Estado, foi de R$ 1.712.507,29.


Homenagem


A unidade recebeu o nome de Dalmácia Pestana de Almeida, uma homenagem à dona Neném, uma das moradoras mais antigas de Itaquari, que faleceu aos 80 anos, em 1992.


Serviço:


Endereço: rua Muniz Freire, s/n.


Pontos de referência: quadra da escola de samba Boa Vista e Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Oliveira Castro.


Horário de atendimento: segunda a sexta, das 7h às 17h.


Telefones: 3136-2512 e 3226-8836



Informações à Imprensa:


Texto: Verônica Aguiar


Jornalista responsável: Marcelo Pereira