Prefeitura e Sesi unem esforços para combater exploração sexual
Por Analine Izoton, postado em 20/02/2015
Fotos Claudio Postay
Psicólogos, assistentes sociais e demais profissionais da rede de assistência social de Cariacica estiveram reunidos no auditório do Palácio Municipal, na manhã desta sexta (20), para conhecerem o programa "Vira Vida", cujo objetivo é atender vítimas de violência sexual e retirá-las da exploração sexual. O projeto é coordenado nacionalmente pelo Serviço Social da Indústria (Sesi).
A coordenadora do programa no Espírito Santo, Luana Meriguete, explica a proposta do Vira Vida. “Com a parceria entre o Sesi e a Prefeitura, adolescentes e jovens, vítimas da exploração sexual, são encaminhados pelos profissionais do município ao projeto que oferece educação continuada e profissional, atendimento psicossocial, inserção e acompanhamento no mundo do trabalho, além de turmas exclusivas do Pronatec para esse público”, esclarece.
No primeiro trimestre de 2014, foram registrados no município 32 notificações de violência, segundo os dados do Núcleo de Prevenção à Violência de Cariacica. Para a secretária de Desenvolvimento Social (Semdes), Priscila Vasconcelos, o trabalho vem fortalecer a rede de enfrentamento à exploração sexual. “Precisamos unir esforços para o fim da violência sexual. Ao assumir esta parceria, Cariacica está dando um importantíssimo passo, pois será um trabalho de atendimento integral aos adolescentes e jovens”, pontua.
![IMG_4280 copiar](http://www.cariacica.es.gov.br/wp-content/uploads/2015/02/IMG_4280-copiar-300x200.jpg)
A secretária de Desenvolvimento Social (Semdes), Priscila Vasconcelos, destaca a importância da participação dos profissionais
Ela alertou os profissionais: “Devemos ficar de olhos abertos para esta realidade, uma vez que o nosso município é cortado por uma rodovia nacional, o que favorece o aumento dos índices de exploração. Precisamos nos atentar a essa questão e contribuir para o fim do ciclo da violência”.
Vira Vida
O projeto foi criado em 2008 pelo Conselho Nacional do SESI, que atende jovens com idade entre 16 a 21 anos. Atualmente o projeto é desenvolvido em 121 Estados, abrangendo 27 cidades. O programa é política pública em Brasília. No momento, um grupo de trabalho interministerial realiza o desenho do projeto para torná-lo nacional.
O trabalho também será desenvolvido em Vitória, Serra, Vila Velha e Viana. Na Grande Vitória, a mobilização das prefeituras para aderirem ao programa iniciou-se em setembro de 2014. O Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças é lembrado em 18 de maio.