Comércio Total esclarece de administração financeira à oportunidades na internet
Por Marketing, postado em 14/05/2014

A consultora do Sebrae Carla Afonso deu dicas de como usar a internet como parceira de bons negócios. FOTO: Claudio Postay/Semco
Favorecer o conhecimento dos micro e pequenos empreendedores individuais do município e dinamizar o comércio dos bairros. Este foi o objetivo do projeto Comércio Total que realizou palestras com temas relacionados ao universo comercial. Mais de 300 pessoas participaram da programação que iniciou na segunda-feira (12) e encerrou nesta quarta-feira (14), na sede da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Cariacica, no bairro Santa Fé.
Uma das novidades do projeto, neste ano, foi a inclusão do tema “internet” como instrumento para bons negócios. A palestra foi ministrada pela consultora e instrutora pelo Sebrae, Carla Afonso. “É uma forma de estimular os empresários a usar as ferramentas da web como meio de propagação, de aumento de lucro, de direcionamento de relacionamento com os clientes, entre outras séries de aplicabilidade e com custo extremamente baixo. Na maioria das vezes, essas inovações são gratuitas, possibilitando grandes negócios”, explicou.
Foi com estes interesses que fez o gerente de marketing de um empreendimento de acessórios femininos, Ronimar Torres, 26 anos, participar da atividade. “A palestra ajudará porque eu trabalho com locaweb (loja virtual). A extensão da loja física para o ambiente virtual possibilita vender após às 19h, depois do fim do expediente. Assim, a loja continua aberta para os clientes. Participar dessa capacitação é uma forma de melhorar a ideia e fazer com que se venda mais em loja virtual”, apontou.
Já a comerciante Jeane Ribeiro dos Santos, 27, teve o interesse em participar visando a capacitação e a certificação profissional. “É importante aproveitar essas oportunidades pois além de ser um curso bom e gratuito, no final, serei certificada”, destacou.
A administração financeira também foi outro ponto trabalhado e continua sendo um desafio para os empreendedores, de acordo com o consultor do Sebrae, Otávio Lelis Borges. “Considero que esta é a grande dificuldade das micro e pequenas empresas, pelo menos das pessoas que estão começando. Os administradores precisam ficar atentos a alguns controles financeiros básicos, tais como: caixa, contas a pagar, contas para receber, fluxo de caixa, demonstrativos de resultados. Também é importante a formação de preços, pois muitos empreendedores formulam preços sem técnica nenhuma”, esclarece.
Comércio Total
O projeto é uma iniciativa do Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae) em parceria com o Governo do Estado e é realizado em Cariacica com apoio da Subsecretaria de Micro e Pequena Empresa, ligada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdetur).
O intuito é fortalecer a gestão das microempresas e empresas de pequeno porte, especialmente para o comércio varejista e prestadores de serviços. Os assuntos abordados durante os dias de capacitação foram: “Diferenciação: Como se Destacar da Concorrência”; “Promoção de Vendas”; “Internet: Ferramenta para Bons Negócios”; “Automação Comercial”; “Controles Financeiros”; e “Formação de Preço e Venda”.
Informações à Imprensa:
Texto:Analine Izoton
Jornalista responsável:Marcelo Pereira