Imunização contra HPV a partir do dia 10 nas escolas

Meninas de 9 a 11 anos serão imunizadas, a partir desta terça (10), contra o vírus papiloma humano (HPV). A doença pode causar câncer de colo de útero quando não tratada. A ação acontecerá em todas as escolas do município e pretende atingir 80% das garotas nessa faixa de idade.

Para que sejam vacinadas, as meninas precisam apresentar autorização dos responsáveis. Por isso, antes do dia da imunização, as escolas entregarão um termo de autorização para que as alunas levem para os pais. Somente depois da assinatura do documento é que elas poderão tomar a primeira dose da vacina. Lembrando que é preciso levar também o cartão de vacinação para que seja feito o registro.

A vacina contra o HPV é injetável. A aplicação é de forma estendida e contempla três doses. A segunda é aplicada seis meses após a primeira, e a terceira, cinco anos depois. De acordo com a coordenadora de imunização do município, Charlla de Jesuz Medeiros, 8 mil doses estão à disposição da Secretaria Municipal de Saúde para a campanha.

Transmissão

O HPV é um vírus que se transmite por meio de relação sexual no contato direto com pele ou mucosas infectadas. Existe a possibilidade desse vírus também ser transmitido da mãe para filho no momento do parto.

Estimativa da Organização Mundial da Saúde aponta que 290 milhões de mulheres no mundo são portadoras da doença. Em relação ao câncer de colo do útero, dados anuais apontam que 270 mil mulheres, no mundo, morrem devido à doença.

O Ministério da Saúde orienta que mulheres na faixa etária dos 25 aos 64 anos façam o exame preventivo, o chamado Papanicolau, anualmente. É importante ressaltar que a vacina não substitui a realização do exame preventivo e nem o uso do preservativo nas relações sexuais.

 

Serviço:
Vacinação contra o HPV na prevenção do câncer de colo de útero
Quem deve tomar: meninas de 9 a 11 anos
Quando: a partir desta terça (10)
Onde: todas as escolas de Cariacica