Mulheres participam de palestra sobre doenças femininas

Uma palestra voltada para o público feminino para falar de doenças que atingem especialmente as mulheres. Assim aconteceu, na tarde desta sexta (6), na Unidade de Saúde (US) de Bela Aurora, a comemoração pelo Dia Internacional das Mulheres. Enfermeiras destacaram a importância da prevenção às doenças e o cuidado com o corpo. Ao final do bate-papo, responderam dúvidas.

 

IMG_5447 copiarA enfermeira do Programa Saúde da Mulher, Jackeline Barros, frisou a importância da informação. Ela ressaltou que as 10 doenças que mais matam as mulheres brasileiras poderiam ser evitadas ou, pelo menos tratadas, se as mulheres procurassem um médico com mais frequência. Doenças como infarto, acidente vascular cerebral, pressão alta, gripe, diabetes, pneumonia e os cânceres de mama, útero, pulmão e pele são as mais preocupantes.

 

IMG_5453 copiarJá a enfermeira Rodymilla Adelaine Dias explicou sobre mioma, endometriose e síndrome do ovário policístico. Ela salientou a importância da prevenção e a busca pelo tratamento quando a doença é detectada. “Geralmente a mulher cuida de todos aos seu redor para depois se cuidar, daí muita coisa poderia ser evitada”, pontuou.

 

IMG_5467 copiarFoi o que aconteceu com a dona de casa Antônia Valdenoro de Almeida Santos, 52 anos. “Cuidava do meu pai, marido e três filhos e acabei esquecendo de mim. Tinha a barriga enorme, só que achava que estava gorda, por isso, vivia fazendo dieta. Até que fui ao médico e descobri que era um mioma. Fiz a cirurgia de retirada e hoje estou bem”, relata.

 

Já a diarista Jovania Alves de Souza, 34 anos, foi à palestra em busca de informações. “Acho importante acrescentar conhecimento, principalmente, quando se trata de saúde”, disse.