Educação estuda forma de melhorar o processo de ensino e aprendizagem nas escolas municipais
Por Marketing, postado em 08/05/2014
![Coordenador do Conselho Gestor da Seme, Haroldo Corrêa Rocha, ministrou palestra no evento. FOTO: Semco/Claudio Postay](http://www.cariacica.es.gov.br/wp-content/uploads/2014/05/Haroldo.jpg)
Coordenador do Conselho Gestor da Seme, Haroldo Corrêa Rocha, ministrou palestra no evento. FOTO: Semco/Claudio Postay
A Secretaria Municipal de Educação de Cariacica (Seme) realizou o "I Seminário sobre avaliações externas no município de Cariacica”, nesta quinta-feira (8). No encontro com pedagogos e diretores das escolas municipais da cidade foi feita a análise dos resultados do Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (Paebes/2013).
Essa avaliação já é feita desde 2008 no município. De acordo com o gerente de Informação e Avaliação da Secretaria de Estado da Educação (Sedu), Eduardo Malini, Cariacica não decepcionou. “Os resultados da rede municipal têm melhorado, demonstrando que a Seme está cumprindo seu importante papel no desenvolvimento do ensino”, declarou.
Quando avaliada a disciplina de Língua Portuguesa, das turmas do 9º ano, por exemplo, comparando o desempenho de 2012 com 2013, é possível perceber a melhoria no rendimento dos alunos. De acordo com o resultado, em Cariacica diminuiu a porcentagem de alunos classificados com desempenho abaixo do básico (de 25,30% para 24,10%) e básico (de 58,40% para 55,30%). E também aumentou o percentual de alunos em nível proficiente (ou seja, que demonstram domínio sobre o que foi ensinado, indo de 14,70% para 18,20%) e avançado (de 1,60% para 2,40%).
Mas o objetivo principal do seminário vai além de avaliar esse resultado. A intenção é incentivar que essa avaliação seja usada como instrumento para subsidiar a intervenção pedagógica, ampliando a possibilidade de sucesso escolar dos estudantes. De acordo com a subsecretária pedagógica da Seme, Patrícia Rufino, para isso acontecer, primeiramente, esse resultado será trabalhado com os pedagogos e diretores, conforme feito no seminário, e, em um segundo momento, ele será debatido com os professores nas escolas.
O coordenador do Conselho Gestor da Seme, Haroldo Corrêa Rocha, deu uma palestra durante o evento. Ele estimulou os pedagogos e diretores a pensarem em uma forma de usar a avaliação para melhorar o processo de ensino e aprendizagem. Para isso, lembrou do programa de incentivo “Bônus Desempenho” oferecido pelo Governo do Estado aos trabalhadores da Sedu, e também de outras iniciativas, como realizar a avaliação do resultado do Paebes junto com a família dos estudantes, para que eles tenham uma visão clara dos resultados.
Informações à Imprensa:
Texto: Verônica Aguiar
Jornalista responsável: Marcelo Pereira