Moradores de Oriente participam de grupo de apoio para largar o cigarro

Os 14 pacientes irão participar de sete sessões com os psicólogos. FOTO: Semco/ Claudio Postay

Os 14 pacientes irão participar de sete sessões com os psicólogos. FOTO: Semco/ Claudio Postay


O Programa de Atenção à Pessoa Tabagista, oferecido pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus), iniciou, nesta quarta-feira (07), as reuniões do grupo de apoio da unidade de saúde de Oriente. Mais de dez munícipes participaram do encontro, com um único objetivo: parar de fumar.


A moradora de Oriente, a empilhadeirista Katia Lopes, está participando do grupo. Ela tem 43 anos e fuma desde os 11. “Eu comecei a fumar muito cedo. Minha mãe mandava que eu e minha irmã acendêssemos o cigarro dela. Aquilo nos deu curiosidade, acabamos resolvendo experimentar um trago e gostamos. Eu fumo até hoje. Minha irmã já conseguiu parar”, revelou.


 paciente
Katia decidiu parar por preocupação com a aparência e com a saúde. Ela é muito vaidosa e percebeu que sua pele estava envelhecendo rapidamente e que o seu cabelo, apesar de bem cuidado, não ficava mais bonito como antes. Além disso, reclama da performance do seu paladar e do seu olfato. “Eu já não sei mais qual é o sabor de uma comida e o cheiro de um perfume”, lamenta.


Nessa primeira reunião, ela identificou o tipo de dependência que possui (física, psicológica ou comportamental). A empilhadeirista escolheu largar o vício de uma só vez, mesmo sabendo que também poderia tentar gradativamente. Por isso, ela já definiu o dia D, em que deixará o cigarro, e acompanhou as orientações dos psicólogos para entender como seu corpo irá reagir à falta da nicotina, a fim de saber lidar com essas reações.


Programa


O Programa de Atenção à Pessoa Tabagista é desenvolvido por uma equipe volante. O trabalho é pioneiro e referência no Espírito Santo. A equipe é formada pelos psicólogos Alex Azeredo e Tabata Gomes. A dupla executa o programa nas oito unidades de saúde de referência no assunto, que são as de Mucuri, Santa Fé, Nova Rosa da Penha II, Oriente, Campo Verde, Cariacica Sede, Jardim América e Jardim Botânico.


O tratamento para largar o vício começa com a decisão do paciente em procurar ajuda. A dependência do cigarro pode ser classificada como grave, média ou pequena. É a partir dessa classificação que são definidas as formas de tratamento, que podem ser realizadas por meio de grupos de apoio psicológico ou por medicação. Os medicamentos são disponibilizados pelo Ministério da Saúde em formato de goma, adesivo ou remédios por via oral.


Passo a passo


Ao todo, serão sete sessões do grupo de apoio. As quatro primeiras serão semanais e as outras três, quinzenais.


Confira o que será trabalhado em cada encontro.


Primeiro: o paciente vai identificar qual é o tipo de dependência que ele possui em relação ao cigarro (física, psicológica ou comportamental). E também vai descobrir como lidar com ela.


Segundo: o usuário vai entender como enfrentar a síndrome de abstinência.


Terceiro: o munícipe vai aprender a resistir às ofertas indesejadas (tais como o cigarro). Nesta fase, se o paciente tiver seguido corretamente os dois primeiros passos, ele já estará sem fumar.


Quarto: o paciente será informado sobre os benefícios obtidos nesse período em que ficou sem fumar, tais como melhorias na pele, no cabelo e na voz. Nessa fase, ele já terá mais facilidade para respirar e também já vai perceber a economia financeira, por não ter mais despesas com os vícios.


Quinto, sexto e sétimo: é trabalhada a prevenção à recaída.


Como participar:


Os moradores de Cariacica podem procurar as unidades listadas abaixo e preencher um cadastro de interesse em abandonar o cigarro. Posteriormente, eles serão chamados para dar início ao tratamento.


Mucuri
Telefone: 3346-6544
Endereço: Rua dos Pinheiro Nº 18
Horário de atendimento: 7h às 17h – segunda a sexta-feira


Santa Fé
Telefone: 3346-6564 / 3346-6575
Endereço: Rua Albino Sena Dutra S/N
Horário de atendimento: 7h às 17h – segunda a sábado


Nova Rosa da Penha II
Telefone: 3254-6886 / 3254-7746
Endereço: Rua 51 S/N
Horário de atendimento: 7h às 17h – segunda a sexta-feira


Oriente
Telefone: 3346-6567 ou 3346-6574
Endereço: Rua Senador Eurico Rezende Nº 29
Horário de atendimento: 7h às 17h – segunda a sexta-feira


Campo Verde
Telefone: 3284-4933 / 3284-6603
Endereço: Rua Ernesto Silva S/N
Horário de atendimento:7h às 17h – segunda a sexta-feira


Cariacica Sede
Telefone: 3284-4843 ou 3284-4997
Endereço: Rua Graciano das Neves S/N
Horário de atendimento:7h às 19h – segunda a sábado


Jardim América
Telefone: 3346-6562 / 3346-6563
Endereço: Rua Nicarágua S/N
Horário de atendimento: 7h às 17h – segunda a sexta-feira


Jardim Botânico
Telefone: 3369-8338 / 3369-5976
Endereço: Rua Baixo Guandu S/N
Horário de atendimento: 7h às 17h – segunda a sexta-feira




Informações à Imprensa:
Texto: Verônica Aguiar
Jornalista responsável: Marcelo Pereira