'Aquisição de Alimentos' entrega 30 toneladas de produtos

Banana, abóbora, tomate, queijo e hortaliças. Esses e diversos outros produtos adquiridos pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) foram comprados dos produtores rurais e entregues a entidades carentes do município. No total, 93 produtores participaram da entrega dos alimentos, que serão destinados a 15 programas sociais e famílias assistidas pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras).


Incentivando a economia rural, o PAA é fruto de uma parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), do Governo Federal, e o município de Cariacica, a partir da regulamentação do termo de adesão 0366/2012. O programa assegura a aquisição de alimentos da agricultura familiar e a destinação a entidades sociais, atendendo pessoas em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar.




IMG_8349 copiar

O Banco de Alimentos Josué de Castro fica em Jardim América


Nesta aquisição, o programa obteve cerca de 30 toneladas. Um aumento de 40% na quantidade de produtos se comparado com as duas últimas entregas, cuja oferta havia sido reduzida por conta da seca. Para diversificar ainda mais o leque de alimentos, houve a participação de produtores rurais de mais quatro municípios capixabas: Iconha, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá e Domingos Martins.


Essas cidades, por suas características climáticas mais favoráveis a determinados cultivos e criações dos que são praticados em Cariacica, permitem ao programa conseguir variedades de produtos, completando o banco de alimentos. São exemplos, feijão, repolho, tomate e tilápia. O Secretário Municipal de Agricultura, Carlos Cesquim, reforça que, com a diversidade de opções, o programa consegue melhorar o valor nutricional entregue às pessoas assistidas.


Além de beneficiar produtores rurais com a garantia de compra, incentivo à produção e aumento da renda, o programa destina os produtos adquiridos ao atendimento das demandas dos programas sociais. Umas das entidades atendidas há mais de três anos é a Casa de Apoio Campo Grande – Aos portadores do vírus HIV/Aids, que desenvolve um trabalho social, com acolhimento, orientação e resgate da autoestima. A assistente social da Casa de Apoio, Gina Gorete, indica a importância do programa para a complementação alimentar dos portadores e seus familiares.


A aquisição e a entrega dos alimentos acontecem quinzenalmente. Os produtos são comprados dos agricultores na parte da manhã e entregues aos programas sociais à tarde. A expectativa para as próximas compras é manter a média de 25 a 30 toneladas.