Dia Mundial sem Tabaco: atleta e ex-fumante contará sua experiência em miniconferência

BB13DKV11740_Media-2700x1800pixels300dpiPara celebrar o Dia Mundial Sem Tabaco, comemorado em 31 de maio, a equipe do Programa de Atenção à Pessoa Tabagista preparou uma miniconferência sobre o assunto. Foram convidados a participar munícipes que passaram pelo tratamento a fim de parar de fumar e pacientes que ainda estão recebendo apoio do Programa. Também foram chamadas duas turmas de alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Jocarly Gomes Salles, de Alto Lage. A atividade acontecerá nesta sexta-feira (30), às 9h, no auditório da Prefeitura, e será aberta ao público.


O Programa de Atenção à Pessoa Tabagista existe desde 2008, em Cariacica.  O gerente comercial, Joel Alves Barreiros Filho, 51 anos, participou da edição de 2011. Ele está há três sem fumar e vai ministrar uma palestra, contando para os convidados detalhes sobre a sua história de vida e superação. “Toda vez que eu faço isso, fortaleço a decisão que tomei de largar o vício. Sinto que é minha obrigação colaborar pois ajudar as outras pessoas é a forma que encontrei de agradecer o tratamento que recebi”, explica.


O gerente fumou por 30 anos e chegou a consumir até dois maços e meio de cigarro por dia. Gradativamente, ele conseguiu deixar o vício. Durante esse processo, engordou 15,5 kg, pois substituía o cigarro por alimentos calóricos e bebidas, o que o levou a buscar acompanhamento com uma nutricionista.


Superada a fase inicial, após um ano sem fumar, começou a correr e virou um colecionador de medalhas de participação nesse esporte. Atualmente, tem mais de 40 delas.


Além dele, a nutricionista Josy Venâncio, da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), ministrará uma palestra. Ela falará sobre alimentação saudável, pois quando o paciente para de fumar, ele recupera o paladar e volta a sentir melhor o gosto dos alimentos, o que acaba por abrir o apetite. Para evitar que o paciente tenha problemas relacionados a esse aspecto, ela vai abordar o assunto e tirar dúvidas.


Crianças

A prevenção ao vício de fumar também vai incluir as crianças. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o tabagismo é considerado uma doença pediátrica, pois a experimentação do cigarro se dá entre os 10 aos 19 anos de idade.


Dentro desse contexto, os estudantes da Emef Jocarly Gomes Salles irão receber informações sobre os malefícios que o cigarro pode causar. O objetivo é inibir a experimentação entre os mais jovens.


Essa ação é o pontapé inicial do município em relação à segunda vertente do Programa de Atenção à Pessoa Tabagista que é a prevenção e educação em saúde entre o público infanto-juvenil.


De acordo com a coordenadora do Programa, a assistente social Patrícia Miguel, as ações de prevenção serão realizadas, este ano, por meio de palestras educativas nas escolas, com a abordagem dos seguintes temas: “Prevenção ao uso do cigarro”; “Câncer, como evitar” e “Fumante passivo: o que é?”.


Serviço:

O quê: miniconferência para celebrar o Dia Mundial sem Tabaco
Quando: sexta-feira (30), às 9h
Onde: no auditório da Prefeitura Municipal de Cariacica, Rodovia BR 262, nº 3.700, Km 3,0 - bairro Alto Lage. Aberto ao público.
Informações: 3346-6523.