Dia Mundial da Saúde celebra a qualidade de vida da população

Qualidade de vida é mais do que ter uma boa saúde física ou mental. É estar de bem com você mesmo, com a vida, com as pessoas queridas, enfim, estar em equilíbrio. Esse ciclo também pressupõe: saúde, educação, esporte, meio ambiente e ações sociais agindo de forma harmônica em uma cidade.

Pensando nesse conjunto de situações que constituem o bem estar da população, a Organização Mundial da Saúde instituiu o dia 7 de abril como o Dia Mundial da Saúde. A data foi criada com a finalidade de conscientizar a população a respeito dos vários aspectos que envolvem as condições de vida do ser humano.

E para celebrar o dia apresentamos abaixo algumas ações da Prefeitura de Cariacica:

- Saúde: Por mês, o município realiza mais de 200 mil atendimentos nas 29 unidades básicas de saúde, duas unidades básicas de atendimento estendido e três unidades de urgência e emergência. Ainda neste primeiro semestre será inaugurada a Unidade de Saúde de São Francisco e o Pronto Atendimento do Trevo passará a funcionar 24 horas.

- Emprego: A Agência do Trabalhador de Cariacica atende mais de 5 mil pessoas por mês. O local oferece vagas de emprego semanalmente para quem está desempregado. Quem vai até o endereço de Campo Grande ou de Itacibá, das duas uma: ou sai com a carta de encaminhamento para entrevista ou terá suas informações registradas no banco de dados para ser contratado num futuro próximo.

- Obras: A cidade ganhou mais infraestrutura. De janeiro de 2013 até agora foram entregues 194 vias pavimentadas e drenadas. A avenida Expedito Garcia, em Campo Grande, recebeu nova iluminação. Implantação da iluminação pública também na rodovia Leste-Oeste.
Para oferecer mais segurança a quem mora em lugares de risco de deslizamento, foram construídos seis muros de contenção e instalado a geomanta para impermeabilizar o solo em três áreas.
Os moradores ganharam novas áreas para a prática do esporte e lazer. Foram construídos e reformados 14 espaços públicos. Também foram entregues seis capelas mortuárias e quatro unidades de ensino reformadas.

- Defesa Social: Os serviços da Gerência de Trânsito e Defesa Civil foram reestruturados. Os 11 agentes de trânsito estão capacitados e aptos a autuarem motoristas infratores. Já os táxis municipais estão se adequando a legislação para fornecer um serviço de qualidade. Além disso, o trânsito de Cariacica está cada vez mais humanizado com as sinalizações. O trabalho é realizado, preferencialmente, em frente às escolas e espaços de grande movimentação de pessoas, como praças e órgãos públicos.
Em outra esfera, a Defesa Civil passou a funcionar com plantão operacional 24 horas por dia. Também foram implementadas políticas de prevenção a desastres naturais com a participação das demais secretarias, campanhas nas comunidades com palestras em escola e mutirão de limpeza com moradores.

- Agricultura: A cidade possui programas de incentivo à produção rural, com instruções técnicas e práticas para o manuseio e fortalecimento das cadeias produtivas, estimulando o cultivo e gerando aumento de renda dos agricultores, com destaque para o processo de certificação de alimentos orgânicos. Além de beneficiar os produtores, consegue levar produtos de qualidade para a merenda escolar e entidades assistidas pelo Programa de Aquisição de Alimentos.
As estradas de acesso às localidades rurais receberam a aplicação de revsol beneficiando a mobilidade dos munícipes e potencializando as atividades agrícolas. Desde 2013, cerca de 25 quilômetros das entradas rurais receberam a aplicação de revsol, contemplando as regiões de Roda D’Água, Boa Vista, Duas Bocas e Cachoeirinha.

-  Meio Ambiente: Promovendo a destinação correta dos resíduos sólidos, o programa de coleta seletiva já contempla cinco bairros, 45 escolas, além de prédios públicos do município, contribuindo com a redução dos impactos ambientais e recuperação dos materiais recicláveis.

- Educação: A Secretaria Municipal de Educação (Seme) tem trabalhado para realizar a integração entre estudantes, famílias e comunidades e, assim, promover a participação ativa de todos no ambiente escolar. Os colégios têm se transformado em espaços de acesso a serviços, apresentações de artistas locais e de mostras de talentos. Em 2015, a Prefeitura foi reconhecida por essas iniciativas: seis escolas municipais atingiram nota máxima (100) no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), relativo a 2013.

-Esporte: Em 2015, o estádio Kleber Andrade foi escolhido como palco para o amistoso da Seleção Olímpica de Futebol Brasileira contra o Paraguai. Na modalidade futebol de areia, o Estadual Masculino e a Copa Metropolitana de Futebol Feminino estão sendo realizados aqui, na Arena Alto Lage. Centenas de pessoas também utilizam o espaço, de segunda a quinta, para as aulas gratuitas de zumba, circuito e ginástica localizada. Para atletas e esportistas que já desenvolvem algum tipo de treinamento em categorias de base, está sendo disponibilizada uma bateria de testes físicos gratuitos nos bairros. Outra ação é o projeto “Rua de Lazer”, que tem promovido a prática esportiva da população com o bloqueio do lado esquerdo da avenida Expedito Garcia, todos os domingos e feriados, sempre das 15h às 19h.

- Desenvolvimento Econômico e Turismo: Por meio de parcerias entre o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), a Casa do Empreendedor de Cariacica tem promovido diversos cursos, palestras e oficinas em 2015, com o objetivo de capacitar novos empreendedores a abrirem seus negócios no município e reciclar antigos empresários em novas legislações e posturas com relação ao mercado local, nacional e internacional. Uma cidade com mais infraestrutura e profissionais capacitados atrai muito mais turistas.

- Cultura: A Secretaria Municipal de Cultura (Semcult) vem capacitando e apoiando professores a desenvolverem produções e projetos científicos ligados à arte. Além disso, a Prefeitura apoia o carnaval de rua, apresentações de artistas locais já consagrados e de novos talentos de Cariacica. Em 2015, o município inovou com o primeiro painel capixaba de grafite em trilhos.

- Assistência Social: Na Assistência Social, o bem-estar passa pelo fortalecimento de vínculos familiares e comunitários daqueles que mais precisam. As famílias são protegidas, com prevenção à ruptura de laços, promoção de espaços coletivos de escuta, troca de vivências familiares, ganhos sociais e materiais às famílias, acesso a benefícios, programas de transferência de renda e serviços socioassistenciais. Tudo isso resulta em mais qualidade de vida para quem mora em Cariacica.