Aquisição de Alimentos de Cariacica é referência para outros municípios
Por Isabela Campanha, postado em 09/04/2015
Fotos Claudio Postay
O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) realizou mais uma compra de produtos dos agricultores e entrega às entidades carentes do município, nesta quarta (8). Na aquisição, 77 produtores participaram da solenidade, adquirindo mais de 18 toneladas de alimentos, entre hortifruti e produtos da agricultura familiar, que são doados a projetos sociais de Cariacica.
Incentivando o escoamento da produção agrícola e minimizando a insegurança alimentar dos munícipes beneficiados por entidades carentes, o Programa de Aquisição de Alimentos é uma parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à fome e o município. Em Cariacica, o programa foi renovado pelo termo de adesão em 2013, reforçando o número de produtores e priorizando a qualidade dos produtos repassados, que hoje representa um dos melhores do país.
![IMG_0250 copiar](http://www.cariacica.es.gov.br/wp-content/uploads/2015/04/IMG_0250-copiar-300x200.jpg)
A equipe das secretarias de Agricultura e Ação Social de Domingos Martins se reuniu com representantes do Programa de Aquisição de Alimentos de Cariacica
Exemplo
A gestão eficiente do programa no município serviu de exemplo para a cidade de Domingos Martins. A equipe da secretaria de agricultura e da pasta de ação social da cidade visitou Cariacica para conhecer as aplicações do programa, compreendendo a viabilidade de também implementar o modelo.
O Programa de Aquisição de Alimentos de Cariacica, além de atender produtores rurais da cidade, recebe a participação de agricultores de outros municípios capixabas, como Domingos Martins, ampliando a variedade de gêneros alimentícios.
O secretário de agricultura de Domingos Martins, Darci Schaefer, destacou a representatividade do programa para a cidade, cujo percentual é de 80% quanto à produção agrícola. Segundo Darci, a aplicação do programa pode ser uma excelente opção para o planejamento da produção agrícola e deslocamento da produção. Outro fator considerado importante pelo secretário é o foco social do projeto, que beneficia diversas famílias.