Dia D contra a gripe: mais de 30 postos de vacinação estarão funcionando neste sábado (26)

A Campanha teve início no dia 22 de abril e vai até o dia 9 de maio.FOTO: Semus

A Campanha teve início no dia 22 de abril e vai até o dia 9 de maio.FOTO: Semus


Este sábado (26) é o dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe. Em Cariacica, a imunização será realizada em todas as unidades de saúde, exceto na de Jardim Campo Grande, das 8h às 17h. A intenção é mobilizar esforços para vacinar o maior número possível de munícipes que fazem parte do público prioritário.


A novidade de 2014 é a ampliação da faixa etária para o público infantil que é alvo da campanha. Em 2013, a idade estipulada para fazer parte do grupo prioritário, para receber a vacina, foi de seis meses a menores de dois anos. Este ano, a faixa etária foi ampliada para crianças de seis meses a menores de cinco anos.


Além delas, fazem parte do público prioritário: pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde,indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e pessoas portadoras de doenças crônicas não-transmissíveis.


Os acamados, sem condições de se dirigir até a unidade de saúde, que fazem parte deste público, devem solicitar o atendimento domiciliar por meio dos telefones: 3346-6515 e 3346-6513. A meta do município é vacinar, no mínimo, 80% do público- alvo, que é constituído por 75.549 pessoas.


Depois de tomar a vacina, a imunidade aparece num intervalo de dez a 15 dias. A proteção é contraindicada a pessoas com alergia grave ao ovo de galinha e seus derivados, ou a qualquer um dos componentes da vacina. A imunização é eficaz e segura e não é capaz de causar a gripe.


A doença


A gripe é causada pelo vírus influenza, que é transmissível de pessoa para pessoa, por secreção presente nas narinas e garganta, por contato direto ou por objetos recentemente contaminados.
Os sintomas são febre alta, geralmente maior que 39ºC, tosse, dor na garganta, coriza, lacrimejamento, dores musculares, mal estar geral, entre outros. Algumas medidas de prevenção que podem ser tomadas são lavar as mãos várias vezes ao dia, cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar, evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal.


Informações à Imprensa:
Texto: Verônica Aguiar
Jornalista responsável: Marcelo Pereira