Tecnologia do Portal Cariacica é apresentada ao Governo do Estado
Por Alcione Coutinho, postado em 06/05/2015
Fotos Lucas Calazans
Cinco mil downloads e mais de 50 mil acessos esta é a atual marca do Portal Cariacica. O aplicativo, que nasceu em outubro de 2013, é um caso de sucesso no município. Por conta disso, a direção do Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) convidou os técnicos da Subsecretaria de Tecnologia da Informação (SubTI) para apresentar o projeto.
“Nós estamos aqui para aprender. Essa aproximação é essencial para troca de conhecimento e experiências”, explicou o diretor-presidente da Prodest, Renzo Colnago, durante reunião na terça (5). Ele ressaltou que o governo do Estado pretende criar um aplicativo para contato direto com o cidadão, assim como Cariacica já vem fazendo.
Durante o encontro, o subsecretário de TI, Michel Silva, apresentou a tecnologia do aplicativo Portal Cariacica, sua forma de criação, o custo do projeto, o funcionamento e o retorno para a cidade.
O que é o aplicativo
O Portal Cariacica é um aplicativo criado pela SubTI para agilizar e ampliar o contato do contribuinte com a administração municipal. O aplicativo foi lançado em outubro de 2013 somente para o sistema operacional Android. Em dezembro do mesmo ano, expandiu para iOS.
Isso significa que o cidadão pode visualizar o aplicativo em: iPhones, iPads e tablets, por exemplo. Este ano, o portal passou a ser acessado também na versão web (www.cariacica.es.gov.br/portalcariacica). Desta maneira, mais pessoas passaram a ter acesso aos serviços implantados com o aplicativo, resolvendo dúvidas, reclamações, solicitações e sugestões, encaminhadas na hora e local em que surgirem. A demanda gera três e-mails: um é encaminhado ao solicitante, outro à Ouvidoria da Prefeitura de Cariacica e, o terceiro, à secretaria responsável. Num prazo de dois dias úteis o munícipe recebe retorno.
Lembrando que o diferencial é a utilização de imagens para o registro. O próprio aplicativo dá a opção de anexar uma foto feita na hora ou acessar imagens da memória do aparelho.
![IMG_6229 copiar](http://www.cariacica.es.gov.br/wp-content/uploads/2015/05/IMG_6229-copiar-300x200.jpg)
Durante o encontro, o subsecretário de TI, Michel Silva, apresentou a tecnologia do aplicativo Portal Cariacica, sua forma de criação, o custo do projeto, o funcionamento e o retorno para a cidade.
O que é o aplicativo
O Portal Cariacica é um aplicativo criado pela SubTI para agilizar e ampliar o contato do contribuinte com a administração municipal. O aplicativo foi lançado em outubro de 2013 somente para o sistema operacional Android. Em dezembro do mesmo ano, expandiu para iOS.
Isso significa que o cidadão pode visualizar o aplicativo em: iPhones, iPads e tablets, por exemplo. Este ano, o portal passou a ser acessado também na versão web (www.cariacica.es.gov.br/portalcariacica). Desta maneira, mais pessoas passaram a ter acesso aos serviços implantados com o aplicativo, resolvendo dúvidas, reclamações, solicitações e sugestões, encaminhadas na hora e local em que surgirem. A demanda gera três e-mails: um é encaminhado ao solicitante, outro à Ouvidoria da Prefeitura de Cariacica e, o terceiro, à secretaria responsável. Num prazo de dois dias úteis o munícipe recebe retorno.
Lembrando que o diferencial é a utilização de imagens para o registro. O próprio aplicativo dá a opção de anexar uma foto feita na hora ou acessar imagens da memória do aparelho.