Catadores de recicláveis recebem capacitação em gestão, cooperativismo e muito mais

Integrantes da Acamarp, de Nova Rosa da Penha 2, iniciaram o curso na tarde desta quarta-feira (16). FOTO: Semco/Lucas Calazans

Integrantes da Acamarp, de Nova Rosa da Penha 2, iniciaram o curso na tarde desta quarta-feira (16). FOTO: Semco/Lucas Calazans


Segue nesta quarta-feira(23), o curso de capacitação para catadores de material reciclável de Cariacica. O curso é oferecido pelo Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável (Insea). De abril a junho, os participantes receberão noções de gestão, cooperativismo, associativismo, responsabilidade social, liderança, transparência, planilha de custo, comercialização e logística.


Os primeiros a receber a capacitação são os membros da Associação Beneficente dos Catadores de Material Reciclável (Acamarp), localizada em Nova Rosa da Penha 2. O curso para a Acamarp será ministrado nos dias 16, 23 e 30 de abril, e 7 de maio, das 15h às 17h. Depois, será a vez da FlexVida, associação de catadores localizada em Nova Canaã, nos dias 14, 21 e 28 de maio, e 4 de junho. A capacitação para os catadores acontece por meio da Gerência de Saneamento Ambiental, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), responsável pela parceria com o Insea.


Reciclagem
Cariacica conta com coleta seletiva em cinco dos 100 bairros que compõem o município. São: Vila Capixaba, Caramuru, Nova Canaã, Flexal I e Flexal II. Em Nova Canaã, Flexal I e Flexal II, a coleta seletiva é feita uma vez por semana: sempre na quinta-feira, a partir das 17h. O material recolhido tem como destino a Associação de Catadores FlexVida, de Nova Canaã, e a Associação Beneficente dos Catadores de Materiais Recicláveis (Acamarp), de Nova Rosa da Penha 2. Para o lixo úmido ou não separado, o caminhão de recolhimento continua passando normalmente, nos dias já conhecidos pelos moradores: terças e quintas-feiras e sábados, a partir das 7h. No bairro Caramuru, o recolhimento do lixo reciclável acontece toda quinta-feira; e, em Vila Capixaba, nas quartas-feiras. Nos dois casos, também a partir das 17h.


Cariacica Recicla
O Programa Cariacica Recicla foi criado em 2008 e tem como objetivo principal a separação dos resíduos em sua origem: residências, comércios, indústrias e outros, além de maximizar a reciclagem, gerar emprego e renda, dispor os resíduos gerados adequadamente e cumprir a legislação e as normas aplicáveis. Hoje, todo o material reciclável recolhido no município é encaminhado para associações de catadores.


Saiba mais:


Recicláveis: papel (jornal, revista, caderno, papelão); plástico (sacola, embalagem, plástico filme, copo descartável, garrafa PET); metal (lata, alumínio); vidro (garrafa, embalagem, copo); além de outros, como borracha e isopor.


Não recicláveis: restos de alimentos (restos de vegetais e frutas); papel higiênico; guardanapo; papel toalha; papel alumínio; papel de fax; carbono; etiqueta, papel fotográfico; fita crepe; folhagem; cinzas, CD, papel de bala e goma de mascar.



Informações à Imprensa:
Texto: Evandro Costalonga
Jornalista responsável: Marcelo Pereira