Professores de Artes de Cariacica capacitados em fotografia e edição de vídeo
Por Daniel Nogueira Vargas, postado em 08/05/2015
Fotos Lucas Calazans
Mais 80 professores de Artes de Cariacica foram capacitados na área por meio do projeto "Aprendendo com Arte". Os encontros aconteceram no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Seme) nos turnos matutino e vespertino.
Na quinta (7), os professores foram a campo visitar o Centro Histórico de Cariacica Sede. No passeio, foram orientados a fazerem registros fotográficos, enquanto conheciam a primeira igreja, praça e sede da Prefeitura.
Já na sexta (8), participaram de um encontro sobre linguagem cinematográfica no auditório da Seme. Assim, o corpo docente pôde aprender sobre enquadramentos, cortes, intencionalidades de diretores e assistir a trechos importantes da história do cinema. Nesse mesmo dia, tiveram ainda aulas de edição de vídeo por meio do programa Windows Movie Maker.
O projeto Aprendendo Com Arte é uma parceria da Secretaria Municipal de Educação (Seme) com o Instituto Arte na Escola e a Fundação Volkswagen. A iniciativa tem como objetivo principal capacitar professores da disciplina de Artes e apoiá-los na publicação e socialização de suas produções acadêmicas, científicas e projetos educacionais.
![IMG_6713 copiar](http://www.cariacica.es.gov.br/wp-content/uploads/2015/05/IMG_6713-copiar-300x200.jpg)
Da esquerda para a direita: as professoras de Artes da Escola de Ensino Fundamental (Emef) Antário Alexandre Theodoro Filho, Cláudina Pereira da Silva Favoretti e Janaina Barbosa, da Emef Talma Sarmento de Miranda
“Há muito tempo que a prefeitura não realizava um curso deste nível. Trabalho há dez anos na rede e nunca vi profissionais tão competentes para ministrar. Esses encontros são muito importantes, pois, por meio deles, resgatamos a história de Cariacica e de seus patrimônios. E, o melhor, podemos compartilhar esses conteúdos com nossos alunos”, afirmou a professora de Artes da Escola de Ensino Fundamental (Emef) Talma Sarmento de Miranda, Janaina Barbosa.
“Gostei muito do treinamento. Os palestrantes são muito preparados. Por meio do que aprendi, estou tendo agora novas ideias de recursos para aprimorar minhas aulas”, relatou a professora de Artes da Emef Antário Alexandre Theodoro Filho, Cláudina Pereira da Silva Favoretti.