Jaca substitui palmito em torta capixaba feita no Vale do Moxuara
Por Marketing, postado em 16/04/2014
Doces, geleias, picolés e sorvetes. A jaca, fruta típica da Índia e trazida ao Brasil, é matéria-prima de todas essas iguarias da culinária. O que até o ano passado não se sabia era que a jaca pode ser ingrediente da torta capixaba!
A parte da fruta verde, que fica entre a casca e os favos, substitui o palmito na receita que é tradição da Semana Santa dos capixabas. A iguaria pode ser provada e encomendada na Estância Vale do Moxuara, onde foi criada a receita, na zona rural de Cariacica. O empreendimento faz parte do Circuito Monte Mochuara, idealizado pela Gerência de Turismo, ligada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdetur).
Do pastel à torta capixaba
A ideia surgiu quando as cozinheiras do lugar provaram um pastel com recheio feito de jaca. “Parecia palmito quando experimentamos a receita, não acreditamos quando ficamos sabendo que era jaca”, conta dona Irma de Almeida Souza, 56 anos, e uma das responsáveis por preparar a torta.
Cozinheira especialista em doces, ela conta que ficou surpresa com o resultado. “Foi uma das experiências mais interessantes que já fizemos aqui. E não dá diferença no gosto”, garante, com um sorriso e a experiência de quem tem mais de 20 anos de profissão.
Como preparar a jaca
A receita, segundo dona Irma, não tem mistério. O truque é saber tirar a parte da jaca para fazer a torta. Para ser usada, a fruta tem que ser verde e do tipo dura. Após lavar o fruto, é preciso tirar a casca verde. “É como descascar o abacaxi”, explica ela.
Feito isso, a parte que será usada na torta é a que envolve os favos. Ela deve ser retirada sem que os favos sejam atingidos pelos cortes. “Vai cortando e colocando na água fria pra não escurecer”, dona Irma dá a dica.
Depois, a jaca deve ser colocada em uma panela com água, sal e uma pitada de bicarbonato de sódio para cozinhar. “Demora mais ou menos uns 15 minutinhos. Quando estiver mole, está cozida. É igual cozinhar batata”, ensina.
Após o cozimento, é preciso escorrer a jaca. Em seguida, disponha uma porção num pano limpo e esprema o máximo que conseguir. A partir daí, o preparo da torta segue com os mesmo ingredientes da torta de palmito. Veja a receita para seis pessoas.
Receita
- 2 quilos de jaca cozida e espremida
- 500 gramas de bacalhau dessalgado e desfiado
- 4 ovos
- Azeite
- Alho socado
- Duas cebolas médias picadas
- Coentro e cebolinha verde
- Azeitonas pretas
- Colorau
- Pimenta do reino
- Sal a gosto
Modo de fazer:
Numa panela de barro, em fogo brando, coloque o azeite e doure o alho e a cebola com o colorau. A seguir, acrescente o bacalhau para refogar. Sempre mexendo, adicione a jaca espremida, a azeitona, os ovos e os temperos. A pimenta do reino e o sal devem ser usados conforme o costume de quem estiver fazendo a torta.
Terminada a mistura, basta montar a torta. O que pode ser feito em uma panela de barro ou num tabuleiro. Espalhe a mistura no refratário escolhido, cubra com ovo batido e decore com anéis de cebola e azeitonas. Depois, basta levar ao forno pré-aquecido e esperar que a espuma fique corada.
Onde saborear a torta pronta:
Quem preferir experimentar a torta capixaba feita com jaca sem ter trabalho, pode degustá-la no restaurante da Estância Vale do Moxuara. Também são aceitas encomendas. Basta ligar para o 3254-1488 ou pedir pelo e-mail [email protected].
Serviço:
Estância Vale do Moxuara
Onde: Estrada de Roças Velhas
Encomenda de tortas: 3254-1488
E-mail: [email protected]
Site: www.valedomoxuara.com.br
Torta Capixaba de Jaca
Galeria de imagens
Semco/Lucas Calazans
Informações à Imprensa:
Texto: Brunella França
Jornalista responsável: Marcelo Pereira