Denuncie despejo irregular de lixo

"Uma moradora limpou o seu quintal e depositou o resto da capina na calçada. Essa atitude estimulou outros moradores a utilizar o espaço inadequadamente para descartar móveis usados, entre outros resíduos", conta o gerente de Limpeza, Renato Terra. Essa situação aconteceu na Rua Darcy Pacheco Queiros, em Sotema. Após ser acionada, a equipe de limpeza eliminou o lixo do local.


Lixo é no lixoSituações como essa são uma constância na cidade. Em alguns casos, após a ação da equipe de limpeza, o local volta a receber resíduo. Por isso, a Prefeitura de Cariacica lança nas Redes Sociais a campanha “Lixo é no Lixo" a fim de conscientizar a correta destinação do material e motivar a participação daqueles que desejam uma cidade mais limpa.


Além disso, em algumas áreas com reincidência, a subsecretaria de Serviços disponibiliza uma caçamba para depósito do lixo, porém, é necessário o bom senso na hora de descartar resíduos. A quantidade não deve ultrapassar a capacidade do recipiente para que os resíduos não se espalhe na via.


Flagrante
A população pode ajudar a flagrar o ato, identificando as placas dos veículos que descartam lixo irregularmente e a periodicidade em que a ação é realizada. Essas informações poderão ajudar a identificar o autor do problema. A denúncia deve ser realizada na Coordenação de Posturas de Cariacica, no telefone 3354-5113. Caso o morador consiga fotografar o fato, ele deve encaminhar a imagem para [email protected] .


O Código Municipal de Posturas, Lei 1.839/88, prevê a punição para quem faz o descarte irregular de lixo em espaço público. Quando o indivíduo que comete a infração for identificado, a equipe de posturas irá notificá-lo e orientá-lo para a imediata limpeza da área. Em caso de reincidência, o responsável é multado em R$ 667,60. Em terreno particular, o proprietário é notificado e tem prazo de 30 dias para limpar e cercar o local. O não cumprimento também implica multa.


Prejuízo
Segundo levantamento realizado em outubro de 2014, há 130 áreas nessa situação em Cariacica. A limpeza das áreas públicas com despejo irregular de lixo pode representar um gasto de R$ 1,4 milhão dos recursos da Prefeitura anualmente.