Bairros de Cariacica poderão se inscrever na Taça das Comunidades, competição nacional da Cufa

Reunião no Centro de Conhecimento do Palácio Municipal tirou dúvidas de líderes comunitários sobre forma de participação dos bairros na Taça das Comunidades, evento realizado pela Cufa. FOTO: Semco/Claudio Postay

Reunião no Centro de Conhecimento do Palácio Municipal tirou dúvidas de líderes comunitários sobre forma de participação dos bairros na Taça das Comunidades, evento realizado pela Cufa. FOTO: Semco/Claudio Postay


Adolescentes de 15 a 17 anos de 32 comunidades do Estado vão vivenciar uma Copa do Mundo da inclusão. A “Taça das Comunidades – Um gol para a vida”, competição similar à Taça das Favelas, do Rio de Janeiro, promoverá a participação de até 300 meninos de cada bairro, ou seja, até 9.600 ao todo. A Taça é organizada pela Central Única das Favelas do Espírito Santo (Cufa – ES) com apoio da Cufa nacional.


Mas não vai ser apenas com a bola nos pés que os jovens das comunidades poderão participar. Dentro do campeonato, serão promovidos ainda concursos que elegerarão o melhor locutor esportivo e a Garota Taça das Comunidades.


As oportunidades e a forma como cada bairro interessado deve se inscrever foram os assuntos em um encontro, realizado nesta terça-feira (08) pela Secretaria Municipal de Esporte (Semesp). Compareceram, no auditório do Centro de Conhecimento do Palácio Municipal, o secretário municipal de Esportes, Edvaldo Erlacher, lideranças comunitárias do município, a diretoria da Cufa – ES, além da presença do criador da Cufa, Celso Ataíde.


O objetivo da Taça, segundo a Cufa, é levar autoestima, valorização e oportunidade a jovens expostos à situação de vulnerabilidade social. “Não é apenas o esporte pelo esporte, mas temos a preocupação social de levar oportunidades de inserção dos jovens com menos possibilidades”, idealizou o coordenador estadual da Cufa, Marcelinho Gomes.


O secretário Erlacher agradeceu pela atenção da organização com a cidade de Cariacica, principalmente pelo tempo destinado à reunião. Complementou que a Semesp está aberta a projetos de competições esportivas que tenham um retorno para a população.


“Parcerias como a feita com a Cufa são muito bem vindas e vão ao encontro dos planos da Prefeitura e da Semesp. Estamos trabalhando na elaboração de projetos e queremos receber ideias, outros projetos esportivos, de competições, mas que tragam para os munícipes um legado para depois do fim de cada competição. A Taça das Comunidades tem este viés, principalmente pelo histórico que a Cufa construiu em todos os anos de existência dela”, afirmou.


osmarsfrancisco

Para o coordenador de esporte da Obra Social Cristo Rei, em São Francisco, Osmar Domingos de Souza, esses momentos são únicos. “A Taça das Comunidades é uma grande oportunidade que temos e nossa inscrição já foi feita. Esperamos poder participar com o maior número de crianças possível”, afirmou Souza.


luciaelena

Já a pedagoga e presidente do Projeto Esperança Porto Novo futebol Clube, Lúcia Elena Rodrigues Santos, ainda providenciará, junto à associação de moradores do bairro, a inscrição. “A Taça das Comunidades é o que pode-se chamar de utopia para nós, até bem pouco tempo, mas hoje vemos como uma realidade. Sei que a concorrência para participar será grande, mas vamos nos inscrever e buscar essas oportunidade para nossos meninos”, contou animada.


Como funciona a competição
Todas as comunidades podem se inscrever por meio do site do evento, no endereço http://www.tacadascomunidades.com.br/tacadascomunidadesinscr.html. Vale lembrar que o processo deve ser feito pela Associação de Moradores e o prazo é até o próximo domingo (13).
Após a inscrição prévia, a organização do evento entrará em contato com o líder comunitário pedindo algumas características e garantias de participação. Estes documentos pesarão na seleção das 32 comunidades que participarão efetivamente do evento.


Os selecionados terão uma peneira, realizada nos dias 26 de abril e 3 de maio, pela qual poderão escolher até 18 adolescentes que jogarão a competição. Podem participar da peneira até 300 atletas da comunidade. A abertura e primeira rodada estão marcadas para o dia 10 de maio em locais a definir.


O evento contará com a cobertura de uma rede de televisão local que dará visibilidade aos meninos participantes. Este é um meio, segundo Ataíde, pelo qual a dignidade e reconhecimento de paridade é levado a cada comunidade.


Serviço:


Inscrição para “Taça das Cidades – Um gol para a Vida”


Quem pode: qualquer comunidade do Estado pode se inscrever. A competição reunirá apenas 32 equipes, que serão selecionadas pela Cufa-ES.


Prazo: o site receberá inscrições até o próximo domingo, 13 de abril.


Site: as inscrições são realizadas pelo site. http://www.tacadascomunidades.com.br/tacadascomunidadesinscr.html



Informações Adicionais:
Texto: Marlon Marques
Jornalista responsável: Marcelo Pereira