Bairros de Cariacica poderão se inscrever na Taça das Comunidades, competição nacional da Cufa
Por Marketing, postado em 09/04/2014

Reunião no Centro de Conhecimento do Palácio Municipal tirou dúvidas de líderes comunitários sobre forma de participação dos bairros na Taça das Comunidades, evento realizado pela Cufa. FOTO: Semco/Claudio Postay
Adolescentes de 15 a 17 anos de 32 comunidades do Estado vão vivenciar uma Copa do Mundo da inclusão. A “Taça das Comunidades – Um gol para a vida”, competição similar à Taça das Favelas, do Rio de Janeiro, promoverá a participação de até 300 meninos de cada bairro, ou seja, até 9.600 ao todo. A Taça é organizada pela Central Única das Favelas do Espírito Santo (Cufa – ES) com apoio da Cufa nacional.
Mas não vai ser apenas com a bola nos pés que os jovens das comunidades poderão participar. Dentro do campeonato, serão promovidos ainda concursos que elegerarão o melhor locutor esportivo e a Garota Taça das Comunidades.
As oportunidades e a forma como cada bairro interessado deve se inscrever foram os assuntos em um encontro, realizado nesta terça-feira (08) pela Secretaria Municipal de Esporte (Semesp). Compareceram, no auditório do Centro de Conhecimento do Palácio Municipal, o secretário municipal de Esportes, Edvaldo Erlacher, lideranças comunitárias do município, a diretoria da Cufa – ES, além da presença do criador da Cufa, Celso Ataíde.
O objetivo da Taça, segundo a Cufa, é levar autoestima, valorização e oportunidade a jovens expostos à situação de vulnerabilidade social. “Não é apenas o esporte pelo esporte, mas temos a preocupação social de levar oportunidades de inserção dos jovens com menos possibilidades”, idealizou o coordenador estadual da Cufa, Marcelinho Gomes.
O secretário Erlacher agradeceu pela atenção da organização com a cidade de Cariacica, principalmente pelo tempo destinado à reunião. Complementou que a Semesp está aberta a projetos de competições esportivas que tenham um retorno para a população.
“Parcerias como a feita com a Cufa são muito bem vindas e vão ao encontro dos planos da Prefeitura e da Semesp. Estamos trabalhando na elaboração de projetos e queremos receber ideias, outros projetos esportivos, de competições, mas que tragam para os munícipes um legado para depois do fim de cada competição. A Taça das Comunidades tem este viés, principalmente pelo histórico que a Cufa construiu em todos os anos de existência dela”, afirmou.

Para o coordenador de esporte da Obra Social Cristo Rei, em São Francisco, Osmar Domingos de Souza, esses momentos são únicos. “A Taça das Comunidades é uma grande oportunidade que temos e nossa inscrição já foi feita. Esperamos poder participar com o maior número de crianças possível”, afirmou Souza.

Já a pedagoga e presidente do Projeto Esperança Porto Novo futebol Clube, Lúcia Elena Rodrigues Santos, ainda providenciará, junto à associação de moradores do bairro, a inscrição. “A Taça das Comunidades é o que pode-se chamar de utopia para nós, até bem pouco tempo, mas hoje vemos como uma realidade. Sei que a concorrência para participar será grande, mas vamos nos inscrever e buscar essas oportunidade para nossos meninos”, contou animada.
Como funciona a competição
Todas as comunidades podem se inscrever por meio do site do evento, no endereço http://www.tacadascomunidades.com.br/tacadascomunidadesinscr.html. Vale lembrar que o processo deve ser feito pela Associação de Moradores e o prazo é até o próximo domingo (13).
Após a inscrição prévia, a organização do evento entrará em contato com o líder comunitário pedindo algumas características e garantias de participação. Estes documentos pesarão na seleção das 32 comunidades que participarão efetivamente do evento.
Os selecionados terão uma peneira, realizada nos dias 26 de abril e 3 de maio, pela qual poderão escolher até 18 adolescentes que jogarão a competição. Podem participar da peneira até 300 atletas da comunidade. A abertura e primeira rodada estão marcadas para o dia 10 de maio em locais a definir.
O evento contará com a cobertura de uma rede de televisão local que dará visibilidade aos meninos participantes. Este é um meio, segundo Ataíde, pelo qual a dignidade e reconhecimento de paridade é levado a cada comunidade.
Serviço:
Inscrição para “Taça das Cidades – Um gol para a Vida”
Quem pode: qualquer comunidade do Estado pode se inscrever. A competição reunirá apenas 32 equipes, que serão selecionadas pela Cufa-ES.
Prazo: o site receberá inscrições até o próximo domingo, 13 de abril.
Site: as inscrições são realizadas pelo site. http://www.tacadascomunidades.com.br/tacadascomunidadesinscr.html
Informações Adicionais:
Texto: Marlon Marques
Jornalista responsável: Marcelo Pereira