Projovem Trabalhador: 1.800 vagas para jovens de famílias com renda per capita mensal de até um salário mínimo
Por Marketing, postado em 01/04/2014

Serão ofertados 15 cursos nas áreas de administração, educação, saúde e serviços pessoais. FOTO: Divulgação
Estão abertas até o dia 25 de abril as inscrições para o programa Projovem Trabalhador que visa à capacitação para o ingresso no mercado de trabalho e para ocupações alternativas geradoras de renda. São 1.800 vagas para jovens com idade entre 18 e 29 anos, e que sejam membros de famílias com renda mensal per capita de até um salário mínimo. Cariacica foi contemplada pelo programa do Governo Federal por meio da parceria entre a Gerência de Capacitação Profissional e Geração de Emprego e Renda (Gecaper), vinculada à Secretaria Municipal de Cidadania e Trabalho (Semcit), e a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho (SECTTI).
De acordo com o gerente da Gecaper, Joe Lima, o programa amplia os atendimentos aos jovens excluídos da escola e de alguma formação profissional. “Em virtude de suas condições sócio-econômicas, eles têm maior dificuldade de inserção na atividade produtiva, ou seja, estão em maior vulnerabilidade frente ao mundo do trabalho. Por meio do programa, eles poderão ser reintegrados ao processo educacional, recebendo qualificação e tendo acesso às ações de cidadania com inclusão no mercado de trabalho”, explicou.
Serão ofertados 15 cursos nas áreas de administração, educação, saúde e serviços pessoais. Na área administrativa há vagas para os cursos de arquivador, almoxarife e contínuo (oficce boy ou girl). No campo da educação, as vagas são para auxiliar de administração, contador de histórias, inspetor de alunos e recreador. Para área de saúde, os cursos oferecidos são de auxiliar administrativo em hospitais e clínicas, recepcionista em consultório médico e dentário, atendente de laboratório de análises clínicas e atendente de farmácia. Já para trabalhar com serviços pessoais, as opções são de manicure/pedicure, depilação, cabeleireiro e maquiador.
A duração da qualificação é de seis meses. Durante este período, os jovens recebem uma bolsa auxílio no valor de R$ 100 (cem reais). Para isso, é necessário que o aluno tenha frequência de 75% nas aulas. Além disso, também é concedido lanche diário, material didático, mochila e camisetas.
Os cursos acontecerão nos bairros: Bela Aurora, Castelo Branco, Juscelino Kubitschek, Santana, Nova Brasília, Santa Bárbara, Nova Rosa da Penha, Flexal II, Tabajara, Jardim América, Jardim Botânico, Padre Gabriel e Campo Grande. Os locais foram definidos com base nos dados da Semcit, considerando as regiões que apresentam maior número de demandas, disponibilidade de espaço físico adequado para execução dos cursos, acessibilidade, segurança e menor índice de evasão de curso. No entanto, estes locais poderão sofrer alterações, sendo remanejados para outros locais.
Os interessados devem procurar a Agência do Trabalhador, em Campo Grande, portando carteira de identidade, CPF, comprovante de residência e carteira de trabalho. É necessário entregar a uma cópia dos documentos e o jovem não pode ter vínculo empregatício.
Serviço:
Projovem Trabalhador
Inscrições: até 25 de abril
Onde: Agência do Trabalhador de Cariacica (Semcit)
Endereço: Rua João Lopes Rogério, 8, Edifício Christi, segundo andar, Campo Grande.
Referência: em cima da Farmácia Popular de Campo Grande
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Informações: 3346-6132
Quem pode se inscrever: jovens entre 18 e 29 anos, sem vínculo empregatício, e que sejam membros de famílias com renda mensal per capita de até um salário mínimo.
Informações Adicionais:
Texto:Analine Izoton
Jornalista responsável: Marcelo Pereira