Serviços 24 horas e novidades no PA do Trevo

Ao abrir as portas para a população, neste segundo semestre, o primeiro pavimento do Pronto Atendimento Monsenhor Rômulo Neves Balestrero, mais conhecido como PA do Trevo de Alto Lage, oferecerá atendimento 24 horas. Médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, entre outros profissionais, já foram escalados para receber os cerca de 30 mil pacientes que devem passar pelo local por mês.

Ao chegar no térreo do PA, as pessoas encontrarão: sala de urgência e emergência com quatro leitos contando com todos equipamentos para casos mais graves. O espaço terá respirador mecânico, monitor cardíaco, desfibrilador e medicamentos de urgência. A sala contará com equipe médica composta por: um médico, um enfermeiro e dois auxiliares de enfermagem.

Além dessa sala, o térreo oferecerá à comunidade dez consultórios médicos e 15 leitos de observação, todos com suporte de oxigênio. Haverá também duas salas para procedimento cirúrgico. O espaço contará com salas para medicação, nebulização e curativo.

A nova estrutura do PA do Trevo – que passará a ser uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) – contará, ainda, com os serviços 24 horas de laboratório, raio-X digital (permitirá maior nitidez na imagem) e centro de esterilização com duas autoclaves (equipamento para esterilizar materiais cirúrgicos).

Outra novidade é que o espaço contará com dentista de plantão 24 horas. O consultório odontológico será equipado para receber pacientes de urgência e emergência. Casos como: traumas, fraturas e dores crônicas, por exemplo.

PA de Itacibá

PA do Trevo e PA de Itacibá_InfográficoNessa nova estrutura, o PA de Itacibá passará a funcionar no PA do Trevo. Todos os servidores que atuam hoje em Itacibá serão deslocados para Alto Lage. A proposta é realizar um atendimento de urgência e emergência cada vez mais humanizado.

Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde está negociando com o Governo do Estado a possibilidade de implantar uma unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) com ambulância na parte térrea do PA.

“O térreo do PA será um espaço físico mais adequado e com boa estrutura. Queremos oferecer Saúde de qualidade à população”, destacou o secretário de Saúde, Marcelo Machado.

Conheça o térreo do PA do Trevo em números
• 15 leitos de observação
• Quatro leitos para atendimento de emergência com suporte de terapia intensiva (com ventilador mecânico, desfibrilador, equipe médica específica)
• Laboratório 24 horas
• Raio-x digital 24 horas
• Dez consultórios médicos
• Duas salas de cirurgia
• Um consultório odontológico para casos de urgência e emergência
• Centro de esterilização com duas autoclaves
• Capacidade de atendimento de 30 mil pacientes por mês
• Haverá também salas de medicação, nebulização, curativo e quatro leitos de observação com suporte de oxigênio

Leia também:

PA do Trevo: primeiro pavimento com atendimento infantil e odontológico 

Cariacica se transforma com obras, modernidade e inovação

Trabalho pioneiro da moto fumacê diminui casos de dengue