Acamados recebem tratamento dentário em casa
Por Alcione Coutinho, postado em 30/07/2015
Fotos Lucas Calazans
Todos os dias, ao acordarmos, num gesto quase que automático, nos encaminhamos ao banheiro e escovamos os dentes, mas para muita gente, esse simples gesto não acontece assim. É o caso de Rafaele Cristine da Conceição Silva, 21 anos. Após um grave acidente de carro, em dezembro do ano passado, a moça não sai mais da cama. O trauma no cérebro comprometeu toda a parte motora de Rafaele, além da fala.
Por conta disso, ela precisa de cuidados especiais. Foi com o intuito de pedir ajuda que o pai da garota, o aposentado José Bernardo Laurêncio da Silva, 66 anos, procurou a Unidade de Saúde de Nova Rosa da Penha II e lá ficou sabendo do Programa de Saúde Bucal “Cariacica Sorrindo em Casa”, da Secretaria Municipal de Saúde (Semus).
“Quando soube que a dentista viria até minha casa fiquei muito satisfeito. Teria dificuldade em locomover minha filha”, explicou o aposentado. “Essa ideia é muito boa. Vai ajudar muitos doentes que estão acamados”, completou seu José.
O programa é direcionado aos pacientes que estão acamados ou com dificuldade de se locomover. “O atendimento será direcionado à prevenção de doenças bucais, como a cárie, e a parte curativa básica”, destacou a dentista Daniele Zavarize Uliana, uma das coordenadoras do programa.

Profissionais do Programa de Saúde Bucal "Cariacica Sorrindo em Casa" realizaram procedimento de profilaxia e orientação à família de Rafaele
Durante a visita do dentista são realizados tratamentos de urgências odontológicas (alívio de dor), raspagem, extrações dentárias, profilaxia (limpeza), aplicação tópica de flúor e orientações de higiene oral na residência das pessoas.
Os profissionais contam com a parceria do Programa de Saúde da Família (PSF), pois são os agentes de saúde os responsáveis por encontrar os pacientes acamados. Assim que identificam, levam o dentista até a residência do doente para que seja realizada uma avaliação.

O consultório portátil permite que o dentista realize procedimentos odontológicos na casa do paciente
Em seguida é agendada uma consulta e, no dia marcado, um dentista e um auxiliar vão à residência munidos com o consultório portátil para dar início ao tratamento. O consultório é uma maleta que permite ao profissional de odontologia realizar procedimentos básicos no paciente.
Atualmente as unidades de saúde que possuem PSF são: Bairro Operário, Itapemirim, Mucuri, Cariacica Sede e Nova Rosa da Penha II. “É uma realização ver o quanto o projeto está dando certo. Os profissionais envolvidos também estão bastante empolgados com o resultado”, ressaltou a dentista Mércia Rita Schmitd, uma das coordenadoras do programa.