Serviço do Disque-Silêncio é fortalecido em Cariacica
Por Isabela Campanha, postado em 30/07/2015
Fotos Claudio Postay
Como mais um passo no avanço do serviço de fiscalização da poluição sonora, a Prefeitura de Cariacica, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente (Semdec), irá fortalecer a atuação do Disque-Silêncio nas ações de fiscalização. Para o avanço deste trabalho, a Prefeitura vai estabelecer parcerias com o Detran, Batalhão de Trânsito e Agentes Municipais e, assim, coibir os veículos com excesso de som. Outras fontes de poluição sonora também estarão na mira, pois o objetivo é reduzir os transtornos à população.
Para garantir maior agilidade no atendimento, a equipe vai receber um moderno equipamento decibelímetro. Assim, a medição dos níveis de pressão sonora e, consequentemente, a intensidade de sons, terá o aval da precisão e da segurança.
As novas medidas para a melhoria do serviço de fiscalização foram reestruturadas durante a 1ª Oficina de Fiscalização e Combate à Poluição Sonora, realizada nessa quarta (29), no auditório da Promotoria de Justiça de Cariacica. A partir dos debates e da troca de experiências com as equipes de fiscalização dos demais municípios da Grande Vitória, além do suporte da Polícia Civil e Militar e da representação do Ministério Público, novas orientações foram propostas para a especificação de diretrizes, com modernização dos instrumentos legais de fiscalização.
O evento contou com o apoio da Promotoria de Justiça de Cariacica e da empresa em consultoria Tema Tecnologia em Engenharia do Meio Ambiente, numa forma de integração com os órgãos competentes na gestão do serviço. Os servidores que atuam no setor de fiscalização ambiental, posturas e trânsito de Cariacica receberam instruções teóricas e jurídicas no curso “Medição de Ruído”, ministrado pelo engenheiro da empresa Tema, Lívio Silva Cavaca, que orientou quanto ao uso do medidor de nível de pressão sonora. Ainda está prevista a capacitação técnica com a chegada do equipamento.
O Secretário Municipal de Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente, Cláudio Denicoli, considerou a relevância do evento para o aprendizado e melhoria na prestação do serviço de fiscalização da poluição sonora. Ele destacou ainda a importância da educação ambiental, tendo como foco a melhoria da qualidade de vida da população.
Disque-Silêncio
Em caso de poluição sonora, o telefone do Disque-Silêncio é o 3346-6392. O serviço funciona de segunda a sexta, das 8h às 18h e, à noite, de segunda a domingo, das 18h às 6h da manhã.