Associações de catadores têm apoio da Nestlé para reciclagem
Por Marlon Marques, postado em 10/08/2015
Fotos Claudio Postay
A Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída pela Lei nº 12.305, de 2010, imputa responsabilidade pela reciclagem não apenas para os consumidores finais, mas para as empresas que produzem as embalagens e resíduos em geral. Atendendo a esta normativa, a Nestlé mantém, junto a um conglomerado de mais de 350 empresas, um trabalho de prospecção e auxílio de associações de catadores em todo o Brasil. Agora chegou a vez de duas associações de Cariacica.
Na sexta (7), a Flex Vida, de Nova Canaã, e a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Nova Rosa da Penha II (Acamarp), receberam a primeira visita do representante da empresa, junto à a assessora técnica da ONG Cempre. Este contato é para conhecerem a realidade dos associados, o ambiente, o volume de reciclagem produzida e o conhecimento técnico.
O consultor da Nestlé para política de reciclagem, Aílton Storolli, explicou que esta primeira etapa é essencial, pois os investimentos são feitos apenas com aval técnico da Cempre. "Ninguém melhor do que os próprios catadores e os técnicos da Cempre para indicarem quais os investimentos mais importantes. Não temos uma verba que dê para repassar tudo o que eles precisem, de uma vez, e nem é esse nosso objetivo. Nosso papel é fomentar o desenvolvimento deles como empresa de reciclagem, mostrando que têm condições de crescerem por si próprios", comentou. Ele levará como sugestão de doação uma prensa, uma balança e material de EPI para os trabalhadores.
O prefeito de Cariacica Geraldo Luzia Junior foi o cicerone da comitiva e os levou até a Flex Vida. Acompanhado coordenador de Saneamento Ambiental da Prefeitura, Henderson de Barros Trancoso, apresentaram a presidente da Flex Vida, dona Matilia, e as condições em que trabalham. Atualmente estão em um imóvel alugado e com maquinário deficitário, porém ouviram boas notícias.
"Precisamos de tudo aqui, mas temos a consciência de que se formos melhorando, passo a passo, todos nós vamos ganhar. Temos a oportunidade de começarmos a reorganização com este apoio e, num futuro próximo, no local ideal, conseguirmos apresentar melhores resultados de reciclagem, principalmente com uma renda melhor para cada um aqui", comentou dona Matilia.
Atualmente trabalham na Flex Vida 10 catadores e eles reciclam em média 16 toneladas de lixo. A Prefeitura de Cariacica tem hoje coleta seletiva, como projeto piloto, em cinco bairros, Vila Capixaba, Caramuru, Nova Canaã, Flexal I e Flexal II, além da coleta nas escolas municipais e na sede da Prefeitura. Todo este material é destinado às duas associações de catadores do município.
"Não trabalhamos com assistencialismo, mas reconhecemos que pela importância do serviço, para o meio ambiente e economia do município, somos responsáveis pela sustentabilidade dos projetos. A parceria com empresas como a Nestlé, que reconhece seu papel dentro da cadeia de reciclagem, é fundamental neste momento. No futuro, queremos reduzir ao máximo o lixo destinado aos aterros e transformar Cariacica numa cidade verde, além de promover a emancipação de várias famílias que trabalham com a seleção do lixo reciclado", afirmou o prefeito Juninho.