Prefeitura recupera nascente no bairro São Conrado
Por Marlon Marques, postado em 10/08/2015
Fotos Wellington Xavier
Antes um terreno com mato alto, acúmulo de lixo, sujeira e ratos, agora um berço da natureza. A nascente do bairro São Conrado, que deságua no Rio Marinho, mostra todo seu potencial e beleza depois de uma ação de mais de dois meses de trabalho, com a retirada de cerca de 40 toneladas de lixo. O local foi recuperado pelas equipes de meio ambiente e serviços da Prefeitura, o que garantirá a proteção dos quatro pontos chamados olho d'água, onde brota a água.
Mas o serviço no local não terminou. O próximo passo é o levantamento topográfico do terreno para elaboração do plano de recuperação de área degradada. Nesta etapa serão feitos o replantio de plantas nativas e a urbanização do entorno, transformando o local em um parque municipal.
"A ideia é envolver escolas municipais e a comunidade do bairro na ação de recuperação das margens do espelho d'água, criando uma conscientização e o senso de proteção da nascente. Os moradores serão os melhores fiscais do local", explicou o secretário de Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente, Claudio Denicoli.
O bombeiro hidráulico Volmar Alvarenga Filho, morador do bairro há 18 anos, passeando com o filho André, comentou que está feliz com o resultado da primeira etapa dos serviços. "Nunca tinha visto o potencial deste local, pois sempre ficou tapado com mato alto. O lixo e a sujeira aqui eram insuportáveis. Agora estamos com outra vista e tenho certeza de que todos irão querer a manutenção do ambiente limpo", afirmou.
Com a recuperação parcial da nascente, algumas pessoas já passaram a nadar no lago formado. Porém os técnicos alertam para o perigo de afogamento. "O fundo do lago é de argila mole e a possibilidade de acidentes é grande. Portanto, não indicamos que as pessoas usem com este fim", afirma Denicoli.