Cariaciquenses são destaque no Parapan de basquete e no Mundial de jiu-jitsu
Por Daniel Nogueira Vargas, postado em 21/08/2015
Fotos Claudio Postay
As atletas do basquete paralímpico são Jéssica Silva Santana, moradora de Itacibá, Geisiane de Souza Maia Brito, do bairro Valverde e Ivanilde Silva, de Rosa da Penha. Elas representaram o Espírito Santo no Campeonato Brasileiro e ficaram em terceiro lugar. Assim, conseguiram a tão sonhada convocação para a Seleção Brasileira, foram para o Pan de Toronto, no Canadá e não decepcionaram. Trouxeram medalhas de bronze no peito e deixaram os capixabas e, principalmente, os cariaciquenses, cheios de orgulho.
“É preciso dar o primeiro passo: procurar um esporte com que tenhamos mais afinidade. Depois disso, é necessária muita determinação para enfrentar os desafios. A caminhada é difícil, principalmente no nosso caso. Não temos nenhum tipo de patrocínio e necessitamos dele para atingirmos melhores resultados em 2016”, afirmou a atleta de basquete paralímpico, Jéssica Silva Santana.
Já a equipe Agnaldo Góes inscreveu 267 lutadores no Mundial de Jiu-jitsu. A competição aconteceu no Centro Esportivo Tancredo de Almeida Neves (Tancredão), em Vitória/ES. Na somatória total dos pontos, a equipe conquistou a medalha de ouro. Os grandes campeões foram os cariaciquenses Livia Rocha, Christopher Gaigher, moradores de Jardim América, e Matheus Pereira Goulart, de Vila Bethânia. Assim como as garotas do basquete, nenhum deles possui patrocínio.
“A mensagem que tenho para dar a todos que estão iniciando sua carreira no esporte é que nunca desistam de seus sonhos. Principalmente, os atletas daqui de Cariacica, pois a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semesp) está realizando um trabalho muito sério, rendendo frutos nas mais diversas modalidades”, disse o lutador de jiu-jitsu e treinador da equipe, Tuzinho.
Lei de Incentivo ao Esporte
O secretário municipal de Esporte e Lazer, Edvaldo Erlacher, esteve presente à homenagem e relatou que, em outubro de 2015, será aberto o segundo edital de processo seletivo da Lei Municipal de Incentivo ao Esporte, a Horácio Carlos Rosa. “Estamos em crise, a arrecadação caiu, porém, não deixaremos de lutar pelos direitos dos nossos queridos atletas. Continuaremos avançando na atração de recursos da iniciativa privada, nas capacitações para treinadores e esportistas e na manutenção da verba municipal. Todas essas ações estão sendo realizadas, pois acreditamos nos talentos de Cariacica e que o esporte promove mudanças na vida de quem o pratica”, refletiu Erlacher.