Cariacica recebe o primeiro Centro de Pesquisas, Inovação e Desenvolvimento do Espírito Santo

Com a implantação do CPID, será possível ampliar a interação entre os setores acadêmico e empresarial capixaba.FOTO: Semco / Lucas Calazans

Com a implantação do CPID, será possível ampliar a interação entre os setores acadêmico e empresarial capixaba.FOTO: Semco / Lucas Calazans


Laboratórios equipados com alta tecnologia onde pesquisadores poderão desenvolver projetos científicos em áreas estratégicas para o desenvolvimento do Espírito Santo. O Centro de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento (CPID), que será construído em Cariacica, coloca o Estado em consonância com os grandes centros de desenvolvimento do Brasil e do mundo. O investimento é de mais de R$ 22 milhões.


A ordem de serviço para a construção do Centro foi assinada na tarde desta quarta-feira (26) pelo governador do Estado, Renato Casagrande, em solenidade ocorrida no Palácio Anchieta, com a presença do prefeito Geraldo Luzia de Oliveira Júnior e diversas autoridades estaduais e municipais.


O prefeito destacou a importância dessa obra para o desenvolvimento de Cariacica e todo o Estado. “Eu não acredito em desenvolvimento sem o conhecimento científico. Com a implantação do CPID, o Espírito Santo entra hoje no mapa científico do país. O mundo acadêmico, empresarial e, principalmente, o povo de Cariacica, capixaba e brasileiro vão ganhar muito. Quando começarem a ser divulgados os resultados das pesquisas feitas no CPID, tenho certeza que veremos um grande avanço, que beneficiará a toda população. Hoje posso dizer que me sinto privilegiado por ter tido a oportunidade de ajudar a realizar esse grandioso projeto”, declarou.


O governador Renato Casagrande reforçou que o Governo trabalhará para tornar o Centro uma referência na área científica. “Os objetivos do CPID estão totalmente alinhados ao Plano 2030 e o Programa de Desenvolvimento Sustentável do Espírito Santo. É uma grande vitória para o Estado”, acrescentou.


Com a implantação do CPID, será possível ampliar a interação entre os setores acadêmico e empresarial capixaba. Em um mesmo espaço, será possível realizar projetos de pesquisas, desenvolvimento e inovação, permitindo a criação e melhorias de produtos e processos para aumentar a competitividade do setor produtivo. Além de proporcionar uma relação entre os pesquisadores do Estado com os de todo país e até do exterior.


O Centro também tem como meta expandir a produção científica e tecnológica, estimular a cooperação entre diversas instituições promotoras de Ciência, Tecnologia e Inovação no Estado e a formação de recursos humanos de alto nível. As pesquisas realizadas no CPID terão foco nas áreas de Engenharia Ambiental, Tecnologia de Equipamentos, Tecnologia Industrial Básica (TIB) e Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC).


O CPID é fruto de uma parceria entre a Financiadora de Estudos e Projetos – Finep, do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação; o Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho (Sectti); da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes) e do Instituto Estadual de Meio Ambiente; o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).


Estrutura do Centro
A estrutura do CPID, que será construído no Morro da Companhia, em Itaquari, contará com uma área administrativa e com uma área técnica, onde serão implantados os sete laboratórios para a realização de pesquisas científicas e projetos de desenvolvimento tecnológico. São eles:
- Laboratório de caracterização física, química e microbiológica – LACAR
- Núcleo de informações sobre água e desenvolvimento regional – NIADES
- Implantação de pesquisa e implementação de técnicas avançadas de diagnóstico e controle aplicados a processos industriais do espírito santo – INDCONTROL
- Laboratório de ensaios não-destrutivos – LABENDEN
- Laboratório de sistemas eletrônicos embarcados – ELEM
- Implantação do núcleo de planejamento e análise do desempenho para redes multimídia: aplicação no contexto de cidades digitais - CIDIG
- Núcleo de análise ambiental – NAA


Informações Adicionais:
Texto: Brunella França
Jornalista responsável: Marcelo Pereira