100 câmeras de videomonitoramento em fase de instalação
Por Marketing, postado em 27/03/2014
![Equipamentos funcionarão nas áreas com maiores índices de criminalidade e de maior fluxo de veículos e pessoas. FOTO: Semco/Claudio Postay](http://www.cariacica.es.gov.br/wp-content/uploads/2014/06/olho_digital.jpg)
Equipamentos funcionarão nas áreas com maiores índices de criminalidade e de maior fluxo de veículos e pessoas. FOTO: Semco/Claudio Postay
Já estão sendo instaladas em diversos bairros da cidade as 100 câmeras destinadas ao município de Cariacica pelo Sistema de Videomonitoramento de Vias Públicas - projeto “Olho Digital”, do Governo do Estado. O investimento tem a finalidade de gerar maior eficiência no combate à criminalidade, auxiliando o policiamento ostensivo e o processo investigativo, com a identificação de infratores. Em contrapartida, a municipalidade fará os investimentos e a contratação de pessoal necessários para a operação dos equipamentos na Central de Videomonitoramento do município, atualmente responsável por nove câmeras próprias.
Pelo projeto, as novas câmeras permitirão a captação de imagens por meio de sinal de rádio, na frequência de segurança, enviadas à Central de Videomonitoramento. Com as 100 câmeras do convênio com o Estado, será necessária a utilização da mão de obra de, aproximadamente, 40 pessoas, divididas em turnos de 8 horas de trabalho. As câmeras são de alta definição, com resolução de 720 pixels e zoom de 36 vezes. Isso permite a identificação da placa de um veículo a 500 metros de distância, por exemplo. “Neste momento, a fase é de instalação dos postes e das câmeras pela empresa contratada pelo Estado”, comentou José Carlos Dirceu, gerente de Segurança Pública do município. A data de entrada em funcionamento das câmeras ainda será definida.
Convênio
O convênio do município com o Estado para a implantação do projeto “Olho Digital” foi assinado em maio de 2013. Outros 15 municípios capixabas também foram contemplados. Na parceria, o Estado fornece a estrutura de videomonitoramento e capacita os responsáveis pelo manejo das câmeras. A prefeitura disponibiliza espaço físico e funcionários. O investimento foi de mais de R$ 40 milhões. “A localização exata das câmeras, nós preferimos não divulgar por medida de segurança, mas estão sendo privilegiados os bairros com maiores índices de criminalidade e maior fluxo de veículos e de pessoas”, esclareceu Gelianderson Chrizostomo Siqueira, subsecretário de Segurança Pública e Defesa Social de Cariacica. A definição foi feita em conjunto com a Polícia Militar.
Informações à Imprensa:
Texto: Evandro Costalonga
Jornalista responsável: Marcelo Pereira