Conselho municipal de saúde toma posse para biênio 2015/2017
Por Marlon Marques, postado em 01/09/2015
Fotos Claudio Postay
O novo time que vai discutir os assuntos essenciais para a saúde de Cariacica está escalado. Os novos integrantes do Conselho Municipal da Saúde de Cariacica (CMSC) tomaram posse para o biênio 2015/2017 na tarde desta terça-feira (1), em cerimônia no auditório da Semus.
O CMSC é composto por conselheiros dos segmentos de usuários, profissionais da saúde, gestores e prestadores de serviço. O objetivo é funcionar como instrumento provocador de novas e mais eficientes políticas públicas na área da saúde, trabalhando em interlocução direta com a secretaria Municipal de Saúde (Semus).
Com este papel, dona Nedina Rosalina Fraga, conselheira do segmento de usuários, vai contribuir com sua experiência que acumulou em outras cidades. Moradora do bairro Itapemirim, já atuou em Vitória, também como usuária na área da saúde. "Nosso papel é investigar, estudar bastante o que está acontecendo na saúde do município. Daí tiramos as soluções mais urgentes que cobraremos. O diálogo com a secretaria é essencial, não só para registrarmos nossos pedidos, mas para vermos as soluções acontecerem", avaliou Nedina.
Para o secretário de saúde, Marcelo Machado, é essencial para o sucesso e melhoria da área o trabalho em conjunto com o conselho. "Eles formam um instrumento de aproximação com a população e, pelo caráter deliberativo, também tem papel de democratizar a gestão da saúde. Temos quem usa o sistema, quem trabalha nele e quem faz a gestão, ou seja, fechamos o ciclo com todas as partes interessadas", explicou.
O prefeito Juninho também esteve presente e entregou os certificados de posse a cada um. Assim como fez na posse dos conselheiros que estavam na ativa, fez questão de mostrar a importância que dá à participação de todos. "Nós trabalhamos para alcançar os melhores resultados e isso só é possível com as informações que vocês trazem. E queremos ser cobrados e atendermos a essas cobranças, pois quem ganha não são apenas vocês, mas os usuários e servidores da nossa rede de saúde", analisou Juninho.