Programação cultural com escritores angolanos em Cariacica
Por Daniel Nogueira Vargas, postado em 08/09/2015
Fotos Divulgação
De 16 a 18 de setembro, Cariacica receberá uma delegação composta por 10 escritores angolanos. Dentre os objetivos da visita está a ampliação do diálogo e o estreitamento dos laços com a cultura africana. Serão realizadas palestras, sarau literário, exposições e venda de produtos angolanos, além de encontros com alunos e professores. O perfil de alguns dos integrantes da Delegação Cultural Angolana encontra-se ao final da matéria.
A ação está de acordo com a Lei Federal 10.639/03, que tornou obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira nos estabelecimentos públicos e particulares de Ensino Fundamental e Médio.
Confira a programação completa da visita:
*16 de setembro (quarta)
Palestra "Angola e os Desafios da Contemporaneidade – Enquadramento e Reflexões na Experiência do Autor Felizardo Bandeira". Voltada para estudantes, professores e convidados.
Moderador: Felizardo Bandeira (autor e professor universitário)
Local: Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Hunney Everest Piovesan (Polivalente de Campo Grande)
Horário: 11h
Palestra "Retrato Social e Cultural de Angola nas Obras de João Pedro Canda". Voltada para estudantes, professores e convidados.
Moderador: João Pedro Canda (escritor e conferencista)
Local: Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Hunney Everest Piovesan (Polivalente de Campo Grande)
Horário: 16h
Sarau Literário e venda de comida angolana, tecidos angolanos, artesanatos e livros dos escritores angolanos. Voltada para o público em geral.
Local: Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Hunney Everest Piovesan (Polivalente de Campo Grande)
Horário: 18h
* 17 de setembro (quinta)
Encontro e Trabalho de Campo
Palestra "A Literatura Angolana e a Participação dos Autores da Nova Geração na Visão do Escritor e Poeta Ras Nguimba Ngola". Voltada para estudantes, professores e convidados.
Moderador: Ras Nguimba Ngola (escritor e poeta)
Local: Escola do Campo e Estação de Ciências Margarete Cruz Pereira, em Roda D’Água
Horário: 9h
* 18 de setembro (sexta)
Tarde de autógrafo e estande de exposição de livros de autores angolanos
Local: Shopping Moxuara, próximo à Casa Pilão
Horário: 15h às 17h30
PERFIL DE 3 DOS INTEGRANTES DA DELEGAÇÃO CULTURAL ANGOLANA:
Ras Nguimba Ngola (Dembos – 27 de dezembro de 1976)
É membro do Movimento Lev´Arte, da Brigada Jovem de Literatura de Angola (BJLA) e do Clube Nacional de Poetas e Trovadores. Além disso, integra a Associação do Movimento da Ordem Rastafari (Amora).
Desde 2011, é colaborador do Jornal Angolano de Artes e Letras Cultura, para o qual escreve artigos, crônicas e contos. Produziu diversos poemas e textos, os quais foram publicados nos semanários ‘A Palavra’, ‘Folha 8’ e no suplemento ‘Vida Cultural’, do Jornal de Angola. Editou os livros ‘Pegadas Íntimas’ (poesia), ‘O cabrito come onde está amarrado’ (contos), dentre outros.
Felizardo Lindo Sacutala Bandeira (Maianga – 15 de agosto de 1982)
É licenciado em Psicologia Clínica pela extinta Faculdade de Letras e Ciências Sociais da Universidade Agostinho Neto, Mestre em Gestão e Administração Escolar pelo Instituto Superior de Ciências Educativas (ISCE – Odivelas/Portugal) e doutorando em Psicologia na Universidad de Ciencias Empresariales y Sociales (Uces - Buenos Aires/Argentina).
O autor concentra seu interesse em temas relacionados ao ensino e aos maus tratos, com ênfase ao psiquismo e aos problemas sociais. É vice-secretário da Ordem dos Psicólogos de Angola e autor dos livros ‘Stress e Coping no Ensino Superior’ e ‘Perturbações quotidianas e as pessoas que sofrem’. Atualmente, trabalha no Instituto Superior de Ciências da Saúde.
João Pedro Canda (Huila, 16 de dezembro de 1984)
É escritor, editor, conferencista, promotor dos direitos humanos e cidadania e coordenador de diversos programas e projetos sociais. Atua como gestor na Editora Brasil/Angola, promovendo e assessorando o lançamento de vários livros e é membro da União Brasileira de Escritores (Ube), da Associação Internacional de Escritores e Artistas (Literarte) e da Academia de Letras e Artes de Fortaleza (Alaf).
Como autor, publicou: ‘Ética do Jovem e a Preparação para Vida’; ‘A controvérsia do Namoro’; ‘Nostalgia do Meu Querer’ (‘The Wish Of My Nostalgia’); ‘Detalhes... Trajectórias & Experiências’; ‘Filosofia de Vida’ e ‘A Carta de Reyhaneh Jabbari’. Atualmente, é convidado em diversos países da América, Europa e África para publicar suas obras e partilhar suas experiências e reflexões em instituições públicas e privadas.