Delegação com escritores angolanos estará em Cariacica até sexta (18)
Por Daniel Nogueira Vargas, postado em 16/09/2015
Fotos Lucas Calazans
De hoje até sexta (18), estará acontecendo o evento “Delegação Cultural Angolana em Cariacica”. O encontro cultural é aberto ao público e tem como objetivos a ampliação do diálogo e o estreitamento dos laços com a cultura africana. Serão realizadas palestras, sarau literário, exposições e venda de produtos angolanos, além de encontros com alunos e professores. A ação está de acordo com a Lei Federal 10.639/03, que tornou obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira nos estabelecimentos públicos e particulares de ensino fundamental e médio. Não perca a oportunidade de conhecer outra cultura. Compareça!
Nesta quarta (16), aconteceram na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Hunney Everest Piovesan (Polivalente de Campo Grande) as seguintes palestras: “Angola e os Desafios da Contemporaneidade – Enquadramento e Reflexões na Experiência do Autor Felizardo Bandeira” e “Retrato Social e Cultural de Angola nas Obras de João Pedro Canda”, voltadas para estudantes, professores e convidados. A partir das 18h, haverá ainda no Polivalente um Sarau Literário e venda de comida angolana, tecidos angolanos, artesanatos e livros dos escritores angolanos. A ação será realizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes).
Confira depoimentos sobre as palestras que aconteceram nesta quarta (16):
“Achei a palestra muito interessante. Acredito que os alunos poderão agora lidar melhor com a diversidade cultural e compartilhar o que aprenderam. Fiquei muito interessada no tema, pois participo de um projeto sobre danças afro-brasileiras, que realiza apresentações de teatro relacionadas à cultura angolana”, afirmou a estudante do 3º ano do Polivalente de Campo Grande, Karine da Silva Pereira.
“Toquei em assuntos como a saúde mental em Angola, a influência de bebidas alcóolicas, filmes e telenovelas no comportamento humano, o bullying nas escolas e a questão do abuso sexual. Abordei sobre essas temáticas para que o público entendesse como se encontra o país dentro desses contextos”, apontou o autor e professor universitário, Felizardo Bandeira.
“Fiz uma apresentação da delegação cultural angolana e expus os objetivos de sua visita a Cariacica. Esse intercâmbio tem como metas tornar a literatura de Angola uma referência a nível nacional e internacional e fazer com que o máximo de pessoas conheça nossa história e cultura”, comentou o escritor e conferencista João Pedro Canda.
“A experiência de ter acesso a cultura angolana foi muito válida, porque, apesar de ser um país de outro continente, possui o mesmo idioma oficial que o nosso. É importante que os alunos e professores tenham contato e conheçam as diferenças e semelhanças entre os nossos povos irmãos”, refletiu o professor de Língua Portuguesa do Polivalente de Campo Grande, Vicente Ferreira Oliveira.