‘Desafio Cariacica Saudável’ neste sábado (19) em Morada de Santa Fé
Por Daniel Nogueira Vargas, postado em 17/09/2015
Fotos Wellinton Xavier
Neste sábado (19), das 15h às 18h, o bairro Morada de Santa Fé será contemplado com o projeto “Desafio Cariacica Saudável”. A ação será realizada na Rua Padre Pio, ao lado da unidade de saúde do bairro. Trata-se de uma iniciativa da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semesp), que tem como objetivo a qualidade de vida da população por meio de orientações, atividades esportivas e de lazer. Em dezembro haverá a premiação da comunidade que alcançar o melhor resultado.
Além de estimular a prática de atividades físicas, o projeto visa detectar indicadores de saúde que irão auxiliar a Semesp a traçar metas e ações para reverter possíveis hábitos que prejudicam a qualidade de vida dos habitantes de Cariacica. Para participar, a comunidade precisa se inscrever de segunda a sexta, das 8h às 17h, diretamente na Secretaria de Esporte (Semesp) ou pelo telefone 3354-5051. Não há data limite para o recebimento dos pedidos, porém, a quantidade será restrita à capacidade de atendimento.
Resultados de Bandeirantes
No último sábado (12), foi a vez do bairro Bandeirantes receber o Desafio Cariacica Saudável. Aproximadamente 180 pessoas foram beneficiadas com zumba, slackline, pista de skate itinerante e recreação infantil. A equipe de professores e estagiários da secretaria avaliou os indicadores de saúde de 157 moradores do bairro.
Após 90 dias, a equipe da Semesp voltará ao bairro para repetir a ação e comparar os dados da primeira visita realizada. Ao fim de seis meses, o bairro que atingir o maior percentual de rendimento ganhará os seguintes prêmios: sorteio de uma bicicleta, um kit para skate (rampa, caixote e corrimão) para uso da comunidade, aula de zumba em uma das praias capixabas, camisas do projeto e a implementação de uma Rua de Lazer definitiva em um local a ser escolhido pelos próprios moradores.
Os colaboradores da Secretaria de Esporte retornarão à Bandeirantes no dia 7 de novembro para reavaliação dos resultados. Confira abaixo o desempenho coletivo da saúde no bairro:
Massa Corporal
Ideal = 40,11%
Acima do Peso = 55,36%
Abaixo do Peso = 4,53%
Índice de Massa Corporal (IMC)
Normal = 35%
Sobrepeso = 25%
Obesidade = 35%
Subnutrição = 5%
Pressão Arterial (PA)
Normal = 68,33%
Alta = 26,66%
Baixa = 5,01%
Circunferência abdominal e risco de doenças do coração
Baixo = 31,66%
Médio = 36,66%
Elevado = 31,68%