Iniciadas aulas de inglês do programa Qualifica ES para profissionais do turismo

As aulas de inglês servirão para auxiliar os profissionais na comunicação com turistas estrangeiros.FOTO: Semco/Lucas Calazans

As aulas de inglês servirão para auxiliar os profissionais na comunicação com turistas estrangeiros.FOTO: Semco/Lucas Calazans


As primeiras turmas do Qualifica ES de Cariacica em 2014 já estão em aula. O primeiro contato, para alguns, ou apenas um reencontro com a língua inglesa, para outros, foi na noite da última segunda (17). O curso de inglês instrumental ofertado para trabalhadores ligados ao setor de turismo, como taxistas, agentes de trânsito, funcionários da rede hoteleira e guias de turismo vai alcançar cerca de 80 profissionais visando a um melhor atendimento aos visitantes em ocasião da Copa do Mundo, mas com objetivo de criar uma mentalidade de sempre procurar qualificação. A ação é oferecida pelo Governo do Estado em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdetur). Os professores são profissionais do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), outro parceiro do programa.


A instrutora do Senac responsável pelas turmas do Hotel Pouso Alegre, Alice Costa, é turismóloga. Para ela, o tempo de curso não fará ninguém sair falando fluentemente a nova língua. Mas tem como objetivo reavivar conhecimentos prévios de quem já tenha alguma noção. Para os iniciantes, o curso irá na intenção de combater a inibição em se tentar comunicar em outro idioma. Alice quer mostrar que é possível, com dedicação e esforço de cada um, aprender um pouco mais todos os dias. “Eu trabalho primeiro para ganhar a confiança dos alunos. Relaxados e mais confiantes, conseguem evoluir mais rápido. Mas o que eu procuro mesmo é incentivá-los a continuar depois. Eu já reencontrei muitos de meus ex-alunos já matriculados em um cursinho regular. Isto é bem gratificante”, afirmou Alice.


As aulas matutinas e noturnas ocuparão, além do hotel, em Campo Grande, a sede da Igreja Presbiteriana no mesmo bairro. O curso também será ministrado em Cariacica Sede, com local a definir.


Satisfação


adriano

Um dos alunos presentes na aula inaugural foi o taxista Adriano Pinto, 39 anos, morador de Porto de Santana. Ele só estudou inglês na escola e procura o mínimo de conhecimento para um diálogo básico com seus clientes. “Uma vez peguei um passageiro na Estação Pedro Nolasco, em Jardim América, que queria ir a um hotel em Vitória. Com muito custo entendi que era próximo ao Aeroporto de Vitória e, graças a anotações que ele trazia, conseguimos nos comunicar. Acredito que sabendo um pouco mais de domínio da língua inglesa, serão experiências bem mais satisfatórias para os turistas e para nós profissionais”, espera.


luiz

Outro que já tem noção de língua inglesa e depende do diálogo na profissão é o coordenador de Trânsito do município, o capitão José Luiz Moreira, 61. Ele conta que estudou inglês apenas na escola. Hoje, muitos anos depois, quer relembrar o pouco que aprendeu e ficar mais seguro em possíveis situações de interação com estrangeiros. “Nossa profissão é do diálogo, com atenção ao público e orientação. Esta será mais uma ferramenta para trabalharmos com eficiência e qualidade no atendimento a quem mora ou visita nossa cidade”, analisou.


Aula inaugural reúne autoridades

autoridade
No Hotel Pouso Alegre, a turma da noite foi apresentada ao curso acompanhada pelo secretário de Estado, Alexandre Passos, do prefeito de Cariacica, Geraldo Luzia Júnior, e do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Paulo Barbosa.


Segundo o secretário Alexandre Passos, Cariacica tem sido parceira no trabalho de qualificação e formação de mão-de-obra. Diante do cenário de 2014 com os jogos da Copa no Brasil, isso ganha em importância. “São esperados, entre profissionais, jornalistas e turistas, cerca de cinco mil estrangeiros no Estado. Este número é uma oportunidade que temos e que podemos transformar em coisas positivas caso estejamos preparados”, afirmou.


Já o prefeito parabenizou os alunos e enalteceu o esforço de cada um deles. Ele e o secretário Paulo Barbosa enfatizaram que os profissionais inscritos no curso não devem mirar só a Copa, mas o futuro. “Depois do dia de trabalho vocês estão aqui. É uma ação de doação, importante, para algo melhor lá na frente. E o conhecimento nós levamos para a vida toda”, declarou Juninho. “O legado que fica é para a vida dessas pessoas. A cultura de procurar por formação, qualificação, constantemente, é que deve ser comemorada hoje”, complementou Barbosa.


Qualifica ES


Desde 2010, o Qualifica ES forma novos profissionais na área com intuito de melhorar a receptividade do turista de fora do Estado. O Programa tem intuito de promover o desenvolvimento do turismo e estimular o crescimento socioeconômico das regiões turísticas. Os cursos são ministrados por instrutores qualificados e criteriosamente selecionados. A Secretaria de Estado de Turismo (Setur) em convênio com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), em parceria com as prefeituras, são os atores a frente do programa. É voltado para quem trabalha ou deseja atuar em bares, restaurantes, pousadas, hotéis, transportadoras, agências de viagem ou como guias de turismo.




Informações à Imprensa:
Texto:Marlon Marques
Jornalista responsável:Marcelo Pereira