São Geraldo I e II recebem coleta seletiva porta a porta
Por Isabela Campanha, postado em 29/09/2015
Fotos Divulgação
Mais dois bairros contemplados com a coleta seletiva porta a porta: São Geraldo I e São Geraldo II. Com as duas novas regiões, sete bairros do município já contam com a separação dos materiais secos dos resíduos não recicláveis. O lançamento oficial da coleta porta a porta de materiais recicláveis em São Geraldo I e II, com orientação para a sistemática de recolhimento do lixo, aconteceu neste domingo (27), no Cmei Jaime dos Santos.
A coleta porta a porta nestes bairros já passa a valer nesta semana, sendo realizada em São Geraldo I na quinta às 17h e São Geraldo II previsto para segunda também às 17h. Até o fim deste ano, mais três bairros (Jardim América, Itacibá e Alto Lage) receberão o serviço de coleta porta a porta e a instalação dos pontos de descarte do lixo seco, o EcoPosto.
Estas ações fazem parte do Programa “Cariacica Recicla” que amplia as políticas de resíduos sólidos da Prefeitura de Cariacica, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente em parceria com a Secretaria de Infraestrutura. O evento de lançamento, contou a participação especial de 126 integrantes do Grupo de Desbravadores da Igreja Adventista de Campo Grande, que após o treinamento com a equipe técnica do programa, realizaram a distribuição de folders, com informações sobre o sistema de coleta seletiva, e a entrega de imãs com os dias e horários da coleta aos moradores dos bairros.
O programa “Cariacica Recicla” ainda está sendo aplicado no prédio da sede da Prefeitura de Cariacica, em três Cras do município e em 54 unidades de ensino, com a Ecobag, estimulando e promovendo a conscientização para o descarte correto dos resíduos. Até o fim deste ano, a intenção é ampliar a coleta seletiva, com instalação da caixa coletora de resíduos e monitoramento do serviço, para todas as escolas do município.
A quantidade total de material seco recolhido é encaminhada para as duas associações de catadores de material reciclável de Cariacica, Acamarp e Flexvida, beneficiando mais de 30 catadores na geração de renda e desenvolvimento da atividade no município.