Campanha de imunização contra o HPV já vacinou quase 3 mil adolescentes

O principal objetivo da campanha é proteger meninas que ainda não iniciaram a vida sexual e quebrar a cadeia de transmissão do vírus HPV.FOTO: Semco / Claudio Postay

O principal objetivo da campanha é proteger meninas que ainda não iniciaram a vida sexual e quebrar a cadeia de transmissão do vírus HPV.FOTO: Semco / Claudio Postay


A meta, em Cariacica, é vacinar cerca de 9 mil meninas de 11 a 13 anos contra o vírus papiloma humano (HPV), que pode causar câncer de colo de útero. Até a última segunda-feira (17), 2.918 já tinham sido imunizadas pela campanha que percorre escolas das redes municipal, estadual e particular na cidade.


A proteção contra o vírus está sendo disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) pela primeira vez. A partir deste ano, a campanha contra o HPV passa a fazer parte do calendário nacional de vacinas.


A coordenadora de imunização do município, Charlla Medeiros, explica que as escolas foram orientadas sobre a importância da vacina para prevenção do câncer de colo de útero e receberam ainda o chamado termo de recusa. Este documento deverá ser utilizado por pais ou responsáveis que não desejarem que suas filhas recebam a vacina.


“As adolescentes que não apresentarem este termo de recusa, no momento da ação na escola, serão vacinadas, pois é entendido que os pais ou responsáveis não se opuseram à imunização”, diz Charlla. A vacina contra o HPV é injetável. A aplicação é de forma estendida e contempla três doses. A segunda é aplicada seis meses após a primeira, e a terceira, cinco anos depois.


A vacina oferece proteção contra quatro subtipos de HPV: os 6, 11, 16 e 18. Os subtipos 16 e 18 são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer de colo do útero em todo mundo. Ela protege mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus.


O Conselho Consultivo Global sobre Segurança de Vacinas da Organização Mundial de Saúde (OMS) afirma que a vacina é segura. E a vacinação contra o HPV é uma estratégia de saúde pública já adotada em 51 países pelo mundo.


Serviço
Vacinação contra o HPV na prevenção do câncer de colo de útero
Quem deve tomar: meninas de 11 a 13 anos
Quando: até o dia 26 de março
Onde: escolas públicas e particulares de Cariacica.


Informações Adicionais:
Texto: Brunella França
Jornalista responsável: Marcelo Pereira