Núcleo Municipal de Acompanhamento dos Objetivos do Milênio de Cariacica participa de capacitação
Por Marketing, postado em 17/03/2014
![O ODM é o programa da Organização das Nações Unidas (ONU) que sugere oito ações para aumentar a qualidade de vida da população até 2015.foto: Semco/Lucas Calazans](http://www.cariacica.es.gov.br/wp-content/uploads/2014/06/capacitacaoodm20141.jpg)
O ODM é o programa da Organização das Nações Unidas (ONU) que sugere oito ações para aumentar a qualidade de vida da população até 2015.foto: Semco/Lucas Calazans
Com o intuito de capacitar os integrantes do Núcleo Municipal de Acompanhamento dos Objetivos do Milênio (ODM) quanto ao planejamento e organização das ações a serem desenvolvidas na cidade de Cariacica, aconteceu na última quinta-feira (13), no Palácio Municipal, um encontro para direcionar os próximos passos a serem dados no município. O ODM é o programa da Organização das Nações Unidas (ONU) que sugere oito ações para aumentar a qualidade de vida da população até 2015.
Durante o encontro, a articuladora regional do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade/Nós Podemos, Girlene de Oliveira, orientou os presentes quanto à elaboração do planejamento. Já o núcleo ODM de Cariacica (composto por representantes das secretarias de Governo, Planejamento e Gestão Estratégica, Educação, Assistência Social, Meio Ambiente, Saúde, Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Turismo, além da Câmara Municipal e representantes da sociedade civil organizada e instituições privadas) apresentou algumas ações que estão em estudo pela comissão para serem executadas no município. Foi um momento de aprendizado, troca de informações e direcionamentos em relação à organização das atividades do núcleo municipal.
A gerente de Projetos Especiais da Secretaria de Governo, Planejamento e Gestão Estratégica (Semgep), Mariana Di Cavalcanti, adiantou que uma das ações prevista pela o núcleo municipal é a confecção de placas com referência ao projeto do ODM. “As placas serão afixadas nos órgãos públicos que atendem os oitos objetivos do milênio. Além de identificar que o local contribui para o desenvolvimento das ações do ODM também vao divulgar o programa ao público”, apresentou a gerente. Segundo ela, o núcleo articula outros sete projetos, que estão sendo aprimorados pela comissão e, em breve, serão apresentados.
Segundo o coordenador estadual do ODM, Telmo Lopes Sodré Filho, o planejamento é necessário para organizar as ações deste ano. “Um dos objetivos é promover atividades a fim de mobilizar a sociedade civil, o setor empresarial, as instituições de um modo geral para participarem da musculatura do núcleo, onde são debatidas ações de políticas públicas para a cidade com a participação social”, explicou.
Por meio dos ODM, os municípios podem desenvolver um novo modelo de gestão com base em políticas públicas voltadas à melhoria da qualidade de vida da população e podem trabalhar com metas e indicadores que asseguram o acompanhamento e o monitoramento dos resultados. “Muitas atividades que o município já realiza, por meio da participação da administração pública e da sociedade civil, contemplam os oito Objetivos do Milênio. Essas realizações podem potencializar as estatísticas, colaborando com diminuição dos indicadores dos dados negativos da cidade”, considerou Lopes.
Núcleo do ODM
Também conhecidos como "8 Jeitos de Mudar o Mundo", os Objetivos do Desenvolvimento do Milênio (ODM) são um conjunto de metas pactuadas pelos governos dos 191 países-membros da Organização das Nações Unidas (ONU) com a finalidade de tornar o mundo um lugar mais justo, solidário e melhor para se viver até 2015.
O compromisso foi firmado durante a Cúpula do Milênio, em setembro de 2000, realizada em Nova York, após uma análise dos maiores problemas globais. Prevê um conjunto de oito macro-objetivos. São elas: acabar com a fome e a miséria; educação básica de qualidade para todos; igualdade entre sexos e valorização da mulher; redução da mortalidade infantil; melhorar a saúde das gestantes; combater a Aids, a malária e outras doenças; qualidade de vida e respeito ao meio ambiente; ter todo o mundo trabalhando pelo desenvolvimento.
O núcleo ODM tem o papel de disseminar os ODM, na mobilização da sociedade civil, na capacitação de lideranças, no trabalho com o poder público local para a implementação dos ODM e no acompanhamento do desempenho das prefeituras. Já o Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade é responsável pela articulação e mobilização social. Atua ainda na capacitação e no fortalecimento dos Núcleos estaduais, regionais e municipais do ODM.
Informações Adicionais:
Texto: Analine Izoton
Jornalista responsável: Marcelo Pereira