Captura e comercialização do caranguejo-uçá proibidas até 30 de novembro

Acontece até o dia 30 de novembro o período de defeso do caranguejo-uçá. Neste período, de 1° de outubro até o final do mês de novembro, fica proibida a captura, manutenção, transporte, armazenamento e comercialização do crustáceo, previsto na portaria n°52 de 2013 do Ibama.


Durante o período de defeso, a Secretaria de Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente (Semdec) atua na fiscalização e no controle de ações criminais contra o caranguejo e captura predatória da espécie. No dia 2 de outubro (sexta), a Prefeitura de Cariacica, por meio da Semdec, participou de uma ação integrada com as equipes de Vila Velha, Serra, coordenada por Vitória, e com o apoio da Marinha, Polícia Civil e Ambiental. A ação percorreu pelos manguezais da região metropolitana, da Ilha da Fumaça a entrada do canal do Rio Santa Maria, apreendendo um total de 85 kg de caranguejo, além de tarrafas e redes de arrasto, indicando uma das maiores apreensões.


Nesta atuação integrada, grande parte da apreensão aconteceu na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Manguezal de Cariacica, local no qual os crustáceos foram soltos após a ação. A fiscalização continuará acontecendo no período de defeso, percorrendo mangues, estabelecimentos e feiras livres. Aos infratores serão aplicadas as penalidades e normas previstas.