Hoje é Dia do Professor!

Educar é estabelecer papéis e regras. O trabalho educativo dos pais é indispensável e insubstituível aos seus filhos/alunos. Nesse processo, a escola é uma grande parceira da família e vice-versa. Ambas as instituições devem criar ambientes para relações pautadas pela afetividade e pelo desempenho adequado dos papéis. Com a ajuda do professor, as crianças terão seu “momento aluno” e, assim, aprenderão normas sociais e éticas para compreenderem seus lugares no mundo.


O colégio é de domínio coletivo e composto de grupos e trocas, enquanto o lar é o local do reservado, do particular. Assim, é nas casas que os pais acolherão seus filhos e promoverão a descoberta da individualidade e do pertencimento. Já o professor, socializará as relações e o conhecimento e promoverá espaços para acertos, erros e criações de hipóteses.


Ações como aumentar a capacidade de escrita, de argumentação e enriquecer o vocabulário de um estudante, ainda que façam parte de um “script”, de um plano nacional ou municipal de Educação, deixam qualquer mestre emocionado. Nesse sentido, não há motivos para não respeitá-lo e amá-lo.


Hoje é seu dia, professor. Muito obrigado por você existir.